NO MÊS DE MARÇO, grupo promove debate e sarau para elas
“Fortalecer as pautas das mulheres e unir cada vez mais essa importante parcela da sociedade que sofre diariamente com o machismo e todas as suas consequências no dia a dia”. Esse é o objetivo do movimento coletivo Força Feminina Montenegro. O grupo, formado em outubro de 2022, vem somando forças e, durante o Mês da Mulher, promove ações voltadas a este público.
Conforme Liliane Melo, técnica de enfermagem, o grupo surgiu em outubro de 2022 motivado pela indignação de mulheres com a atitude da ex-vereadora Camila Carolina de Oliveira, que na época gravou um vídeo, nas dependências do Legislativo, no qual mulheres com posicionamento político à esquerda eram insultadas. “Nós, mulheres, nos sentimos ofendidas com a postura dela. Ela deveria nos representar, trabalhar sobre políticas públicas para as mulheres, entretanto, fez totalmente o contrário”, conta Liliane.
Tina Griebeler, jornalista e integrante do coletivo, relata que, após as manifestações contra a ex-vereadora, o grupo continuou a debater questões como a necessidade de políticas públicas e da formação de um coletivo para reforçar as pautas em prol das mulheres na cidade. “Foi aí que surgiu o Força Feminina Montenegro. Formamos um grupo que está coordenando essas atividades e estamos organizando agendas, já estamos começando a trabalhar pelo grupo”, diz Tina.
Na próxima semana, nos dias 6 e 8, o grupo promove iniciativas alusivas ao Mês da Mulher. “Apartir da formação do grupo, pensamos que com a chegada do mês de março deveríamos ter ações que venham a trazer esse debate sobre os direitos da mulher, falar sobre as conquistas que tivemos e o que ainda precisamos lutar para conquistar”, explica Josi Paz, professora e ativista social. “A palestra vai nos ajudar na preparação para trabalharmos no grupo. E, para o dia 8, pensamos em uma programação mais leve e descontraída, o Sarau da Mulher”, acrescenta Josi.
Apesar de ser composto, em sua maioria, por mulheres integrantes de partidos políticos, Liliane Melo afirma que o coletivo é apartidário. “Os nossos encontros são direcionados à pauta das mulheres, independente de partido”, pontua.
Atividades alusivas ao Mês da Mulher abertos à população
Segunda-feira, dia 6, às 19hs
Debate com Sofia Cavedon deputada estadual do PT
Local: Câmara de Vereadores
Pauta: Leis que protegem as mulheres e a proposta da Procuradoria da Mulher da AL
Quarta-feira, dia 8, a partir das 19h
Sarau da Mulher
Tema: Dia Internacional da Mulher
Local: Container Bar, com apresentação de artistas locais. Rua Capitão Cruz, 3145 – Centro