Foi empossado nesta manhã de segunda-feira, dia 26, Clóvis Eduardo Pereira como o novo coordenador da Defesa Civil de Montenegro. Ele era guarda municipal, concursado para a Prefeitura em 2016; com experiência de comando da Defesa Civil em Estância Velha, por cinco anos; e em Sapucaia do Sul, por sete anos. Ele substitui Carlos Ferrão, que pediu demissão após críticas em relação ao seu trabalho na última enchente.
Este coordenador traz experiência ao setor, somada a sua formado em Gestão Pública e pós-graduação em Gerenciamento de Cidades e em Defesa Civil. Clóvis Pereira assume a Defesa Civil justamente prometendo qualificar a prevenção e o enfrentamento a desastres.
Para tanto, tem como meta um trabalho em parceria com as comunidades e as entidades de apoio. Neste sentido, uma das primeiras metas é a reativar o Conselho Municipal de Defesa Civil e a implantação de núcleos nos bairros (Nudecs).
Estes são formados por voluntários, que ajudam a Defesa Civil com informações sobre a infraestrutura e as providências necessárias para prevenir incidentes. Clóvis está reavaliando a estrutura da Defesa Civil, os procedimentos e os protocolos em vigor. Ele constata a necessidade de conseguir um barco para atuar em áreas de enchente.
Atestados entregues apenas no Parque
A Defesa Civil continua emitindo atestados para moradores das regiões atingidas pela enchente e que precisam comprovar a ausência em seus empregos. Todavia, a partir de agora, somente no Parque Centenário, na sede da Defesa. Para obter, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência no nome da própria pessoa. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.