A MetSul Meteorologia alerta que entre a noite desta quarta-feira, 12, e a madrugada de quinta, 13, o centro do ciclone que atinge o Estado deve se concentrar sobre a região metropolitana de Porto Alegre. Nesta quarta, chove em todas as regiões e em muitos locais com pancadas por vezes fortes a torrenciais com elevados volumes em curto período. Há risco de temporais localizados com vendavais ou granizo pela interação de ar quente com a baixa pressão.
Conforme o centro de Meteorologia, a instabilidade ganha força ao longo do dia e, principalmente, no período da tarde para a noite de hoje com a formação do ciclone que vai levar à intensificação do vento que terá rajadas mais fortes a intensas em maior número de cidades em especial à noite.
O ciclone que se formará hoje terá um diferencial em relação à maioria dos ciclones que afetam o estado. Ele vai se formar sobre o Rio Grande do Sul, e não sobre o mar, o que pode trazer vento forte entre hoje e amanhã em muito mais cidades que o habitual em circulação ciclônica.
A região do Vale do Caí também poderá ser afetada. Conforme a Defesa Civil de Montenegro, o plano de contingência para casos de desastres naturais está preparado para oferecer pronto-emprego, caso seja necessário.
O rio está abaixo da cota de atenção, mas ainda não está afastada possibilidade de enchente na região. Nesta quinta-feira a previsão é de mais chuva.
Segundo o CPRM/Sace, até as 11h30 desta quarta-feira, todos os pontos da bacia hidrográfica do Caí estavam em situação normal. No Passo do Montenegro o nível do rio era de 2.57 cm. Em 10 horas de chuva o Rio Caí, em Montenegro, acumulou 9 mm.