A chuva constante sobre o Rio Grande do Sul desde a sexta-feira, 10, trouxe mais problemas às cidades da região. Em Maratá houve novos bloqueios de estradas no Interior, como Linha Kerber com água na via principal; e na Vitória, com deslizamento. A alternativa de acesso à cidade devido ao bloqueio da ERS-411 é a rua Erno Pletsch, porém com prudência devido ao risco de escorregamento de terra. Também na Boa Esperança as direções de Encruzilhada e do Morro do Homério têm bloqueio.
Estes novos danos no meio Rural impedem que Maratá tenha um número definitivo do que será necessário investir para recuperar as estradas. Quanto à rodovia estadual, o Estado já foi notificado a respeito do colapso das pistas próximas ao pórtico.
Brochier também não fala ainda em valor dos prejuízos. Segundo o prefeito Clauro Carvalho, Defesa Civil, Engenharia da Prefeitura e técnicos da Emater estão fazendo estes levantamentos. Com as chuvas do final de semana o Arroio Maratá transbordou na noite de domingo, 12, mas com pouca dimensão. O principal problema em Brochier também são novos deslizamentos e seus problemas estruturais.
Em São José do Sul o mesmo cenário de deslizamentos em comunidades rurais concentrou as atenções. A prefeita Juliane Bender informa que duas famílias foram evacuadas definitivamente de suas casas, afetadas por deslizamento. A Prefeitura realiza análise técnica das residências. “Estamos com algumas áreas em observação”, revelou. São José do Sul cancelou as aulas da rede municipal e estadual na segunda-feira; e a Secretaria de Saúde atende com quadro reduzido de funcionários.