Em 1975, a rua Apolinário de Moraes, no Centro de Montenegro, viu o início de uma tradição que transcendeu as paredes de um lar para se tornar uma expressão de amor, cumplicidade e parceria. Os protagonistas desta história são Lari e Suzeti Primaz, um casal que não só celebra o Natal em sua casa, mas compartilha a magia da data como Papai Noel e Mamãe Noela na comunidade.
A trajetória do casal como Mamãe e Papai Noel teve início apenas com Lari, quando, incentivado pelos vizinhos, ele se tornou o Bom Velhinho da vizinhança, entregando presentes para as crianças da redondeza. O gesto simples cresceu ao longo dos anos, abrangendo mais residências. O Natal sempre ocupou um lugar especial no coração de Lari e Suzeti, mesmo antes da chegada dos filhos, tornando-se um evento ainda mais especial com o tempo e o aumento da família.
Os filhos cresceram, e Lari encontrou um novo papel como parte dos espetáculos de fim de ano da escola de arte de sua filha, Débora Primaz. Em um mês de dezembro, Débora convidou sua mãe para se juntar a Lari como Mamãe Noel, dando início a uma dupla que encanta crianças e adultos há cerca de 15 anos.
Papai Noel Lari conta que acompanha gerações de várias famílias, e já virou símbolo da época natalina para filhos e até netos de pessoas que ele presenteou quando eram crianças. O casal Noel se esforça para manter viva a crença das crianças no Bom Velhinho, incentivando-as a escrever cartinhas com seus pedidos.
A tradição se estende à família. A neta Sarah Primaz aprendeu desde cedo que seu avô é um dos “ajudantes” do Papai Noel. “Quando ela tinha dois anos, já sabia que a pessoa atrás daquela roupa vermelha era o vô dela. Lari sempre falou para ela que Papai Noel precisa de muitos ajudantes e o vovô foi escolhido para ser um deles”, conta Suzeti. “Há poucos dias, no shopping, ela foi falar com o Papai Noel e disse que seu avó era ajudante dele”.
Neste ano, o Natal da família ganha um brilho ainda mais especial, com avós, neta, filho, filha e genro participando do Sonho Encantado de Natal, levando entusiasmo e alegria para a comunidade que prestigia os desfiles e apresentações da Operação Noela, espetáculo dirigido pelo Stúdio Bálance e pelo Espetáculo Escola de Arte.
O Papai Noel montenegrino deixa sua mensagem de Natal. “Que o renascimento do Menino Jesus traga amor e fraternidade entre os povos. Que a gente aprenda a importância de pensar no próximo, oferecendo ajuda não apenas financeira, mas palavras de carinho, afeto e abraços”, pontua.