Capacitação para empreendedoras tem início no Espaço Braskem

Carine Pinheiro de Paula

Aos 23 anos de idade, Carine Pinheiro de Paula, moradora de Portão, é o tipo de pessoa que não tem medo de mudanças. Ela saiu da área da engenharia química para encarar a biomedicina, deixou o emprego formal para se dedicar ao seu próprio negócio, no campo da beleza. Mas, para empreender não basta ter talento e força de vontade, é necessário ter conhecimento. Por isso, a jovem se inscreveu para participar do Empreendedoras Braskem, programa promovido pela empresa para mulheres dos municípios  onde opera. Na região do Polo de Triunfo, o treinamento ocorre em Montenegro.

A aula inaugural ocorreu na tarde desta sexta-feira, dia 27, no Espaço Braskem, na Estação da Cultura. Com carga-horária de 80 horas, o Empreendedoras Braskem tem o foco nos negócios e fornecerá capacitação sobre gestão, finanças e processos de geração de ideias, além de mentoria coletiva, construção e aplicação de práticas de gestão, estruturação das operações financeiras de curto prazo e construção de processos de geração de ideias.  Também são tratados temas que ajudarão a gerar mais renda e alavancar os negócios.

“O Empreendedoras Braskem faz parte do programa nacional de empreendedorismo da empresa. O propósito é contribuir com o desenvolvimento sustentável dos negócios dessas mulheres”, explica Jéferson Conceição, representante de relações institucionais da Braskem. “A aula inaugural promove integração, para que elas conheçam e se sintam mais próximas da Braskem e do Empreende aí, que é o parceiro executor”, acrescenta.

Jaqueline Feyh

“Empreender é um caminho maravilhoso, mas não é fácil. Todo conhecimento é sempre bem-vindo, tudo que a gente puder investir para aprimorar e desenvolver melhor nosso negócio é válido”, diz a montenegrina Jaqueline Feyh, de 38 anos. Empreendedora do ramo de aromatizantes ambientais, ela teve de correr para alcançar o crescimento do próprio negócio. “Começamos em julho de 2021, a princípio era só uma renda extra. Quando vimos que tínhamos conquistado o gosto das pessoas resolvemos nos oficializar como empresa”, conta.

“A Braskem é uma marca que apoia projetos valorosos. Estou com expectativa de sair daqui com ideias novas para aplicar no meu negócio e obter melhores resultados”, conclui Jaqueline.

 

Sobre o programa

O curso será dividido em sete etapas: Prospecção e seleção do público-alvo, Capacitação Presencial (público e nicho de mercado, modelo de negócio, vendas, finanças, marketing estratégico, entre outros), Diagnóstico individual (para apoio na construção do plano de ação), Mentorias Coletivas (divididas por área de interesse), Diálogos Coletivos, Pitch com premiação financeira para os destaques e Análise dos Resultados. Caso o participante seja destaque ao longo do curso, ainda poderá ter acesso a um recurso para investir no próprio negócio, com acompanhamento de uma equipe de especialistas.

Letícia Santos e Taís Santos são as responsáveis pelo compartilhamento de informações junto ao grupo formado por 40 mulheres. Além de Montenegro, o programa contempla empreendedoras de Triunfo e Nova Santa Rita.

Últimas Notícias

Destaques