A Caminhada Iluminada em Defesa da Vida das Mulheres reuniu diversas pessoas no início da noite deste sábado, 03, em Montenegro. Vestindo preto e carregando velas, os participantes se concentraram em frente à Catedral São João Batista. De lá, seguiram até o Cais do Porto das Laranjeiras, passando pela Praça Rui Barbosa.
Organizada pelo Coletivo Força Feminina Montenegro, a caminhada homenageou todas as mulheres vítimas de violência, mas em especial a montenegrina Debora Michels Rodrigues, a “Debby”, que há uma semana foi vítima de feminicídio. “É um momento super importante, que marca os 7 dias da morte da Debora, essa tragédia que aconteceu aqui no nosso município. A gente quer lembrar, além do nome dela, de outras mulheres que foram vítimas de feminicídio em Montenegro, especialmente para que isso não mais aconteça”, destacou Monalisa Furtado, uma das organizadoras da Caminhada Iluminada.
Com um cartaz estampando a frase “parem de nos matar”, o grupo caminhou por ruas do Centro chamando a atenção para o tema da violência contra as mulheres. “A ideia é dizer para a sociedade que nós precisamos repensar as relações de gênero, de desigualdade e que acaba em vítimas, principalmente mulheres”, disse Monalisa. Segundo ela, é fundamental que as escolas trabalhem cada vez mais a questões de desigualdade de gênero e da violência contra a mulher. “Queremos que os meninos cresçam respeitando as mulheres e que as meninas cresçam podendo identificar situações de abuso, denunciando e tendo espaço de acolhimento”, conclui.
Confira algumas fotos: