Caixas comunitárias ajudam moradores a enfrentar falta de água em Montenegro

A escassez de água continua impactando os moradores de vários bairros de Montenegro. Enquanto o fornecimento não é completamente restaurado na cidade, algumas empresas locais estão se mobilizando para fornecer água à comunidade por meio de caixas comunitárias em dois bairros específicos. No Santo Antônio, a distribuição está ocorrendo próximo ao posto de saúde, na rua Getúlio Vargas, 1322, e, no Panorama, na Escola Adolfo Schüler, localizada na Rua Heitor Müller, 271. Os moradores precisam levar seus próprios recipientes, como baldes ou bombonas. As empresas envolvidas na iniciativa são a JBS, Biocitrus, Montesucos e Vibra.

Caixas d’água ficam nos bairros Panorama e Santo Antônio

Maria Cristina Gonçalves, moradora do bairro Panorama, foi até a Escola Adolfo Schüler na tarde desta quarta-feira, 8, em busca de água. Com uma semana sem abastecimento em sua residência, ela compartilha que, nos últimos dias, dependeu da generosidade de vizinhos que possuem poços. “Todo mundo estava desesperado por água, graças a Deus temos essas pessoas compartilhando água dos poços”, relata.

A chegada das caixas d’água comunitárias foi recebida como uma boa notícia pelos moradores. A prioridade tem sido o consumo pessoal. Maria Cristina menciona que lavar roupas continua impossível devido à escassez de água nas torneiras. “A presença desta caixa d’água comunitária aqui realmente facilitou para nós, residentes, neste momento difícil. Mas a situação segue difícil, precisamos de água nas torneiras”, conclui.

O que diz a Corsan sobre a falta de água

A reportagem voltou a questionar a Corsan/Aegea nesta quarta-feira, 8, sobre a situação da falta de água na cidade. Segundo a empresa, a falta de água em alguns bairros de Montenegro ocorre por causa do alto consumo, em virtude das limpezas que estão sendo realizadas nos pontos que foram alagados pelas cheias.

“O sistema de abastecimento da Corsan atende, no momento, em torno de 60% da cidade, de forma contínua ou alternada. O restante deverá ter a distribuição de água retomada a partir das 21h desta quarta-feira, 8, também de maneira contínua ou alternada por região. A Companhia esclarece também que, quando ocorrem vazamentos em tubulações, assim que eles são localizados passa a ser feito o conserto. Para isso, é preciso fechar o registro da rede da região afetada, o que pode ocasionar abastecimento alternado durante o reparo”, disse a empresa.

A Companhia recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. “Sem esse cuidado, os locais que vão tendo o abastecimento restabelecido depois de danos causados pela chuva poderão ter falta de água novamente”, conclui a nota enviada pela Corsan.

Últimas Notícias

Destaques