Problema começou em janeiro e ainda não tem data para ser resolvido
Moradores do bairro Santo Antônio pedem a desobstrução ou retirada de um bueiro entupido na rua Ernesto Zitlow. Segundo Liege da Motta, ela e alguns vizinhos solicitaram em janeiro que a prefeitura verificasse um vazamento de água que estava ocorrendo em uma calçada. Após a vistoria, foi aberto um bueiro em uma calçada próxima. Mas a boca de lobo não acabou com o escoamento de água, ao contrário. Na primeira chuva forte de verão, o bueiro ficou entupido devido ao acúmulo de terra, sujeira e brita.
Liege explica que sua mãe fez a solicitação inicial à prefeitura devido aos horários de trabalho dos moradores. Ela e outros vizinhos também fizeram pedidos repetidos à prefeitura, sem sucesso. Apesar de várias promessas, houve apenas uma vistoria e não foi resolvido o problema.
O entupimento do bueiro gera transtornos. Conforme a moradora, a vigilância sanitária também fez uma solicitação devido à presença de mosquitos, fezes e urina, agravando as condições sanitárias.
No verão, a água escorrendo constantemente dificulta a utilização das calçadas e, no inverno, torna a limpeza inviável.
Liege enfatiza que entende que a prefeitura está focada em questões de enchentes recentes, mas destaca que o problema do bueiro persiste desde janeiro. Após seis meses sem resolução, ela faz um apelo para que a Administração desobstrua o bueiro ou o remova.
A secretaria municipal de Viação e Serviços Urbanos informou, via assessoria de imprensa, que nos próximos dias deve ser formalizada a contratação de uma empresa terceirizada para atender a esta demanda, mas não deu prazo para a possível execução do serviço.