Como havia sido prometido, a noite desta quinta-feira, dia 11 de abril de 2024, aniversário de 36 Anos da Emancipação Política de Brochier, foi emocionante e cultural para a comunidade. Reunido em área coberta do Parque da Expofesta, o público assistiu a aventura dos meninos Augusto (Pedro Lermen) e João (Tauan Luis Hass) a bordo de um trem a vapor e guiados pelo Carvozito, mascote do município.
A peça teatral “Uma Viagem pelo Tempo” foi adaptada pela diretora Tuti Kerber do livro da montenegrina Tatiana do Espírito Santo, com coautoria da professora brochiense Leani Veiga Koppe; e ilustrações de Gerson Tasca. Toda a estrutura, organização, cenários e demais itens tiveram financiamento do Ministério da Cultura, selecionado na Lei Paulo Gustavo.
Ao longo de quase uma hora e meia todos os aspectos humanos e culturais que formaram este município no Vale do Caí foram desfilados por cerca de 300 moradores. Eles vinham organizados em CTG, corais, Orquestra e Banda Marcial municipais, Terno de Reis.
Um momento emocionante foi o reencontro entre Carvozito e seu criador Lucas Lucas Werich. Hoje Técnico em Agropecuária e ainda morador da cidade, o jovem não lembra bem da dta, apenas que deveria ter por volta de 8 anos e deveria estar na 2ª série. “Deram o desenho em branco e a gente tinha que colorir e dar um nome”, recordou.
O final foi apoteótico, com o grupo de motociclistas e trilheiro Doguinhos entrando no palco para levar o Carvozito. Estes são os responsável pela Trilha do Carvão, segunda maior do país e que leva o nome de Brochier para o Brasil e América do Sul.
Veja galeria de fotos: