Buscando a modernização dos serviços públicos e maior eficiência no atendimento ao cidadão, Brochier aderiu ao programa RS Digital. A ação desenvolvida através da secretaria estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) visa promover serviços mais ágeis, atendimento facilitado, redução de gastos com papel, menos burocracia e acesso a serviços através do autoatendimento.
O assessor de Planejamento e Coordenação da Prefeitura de Brochier, Emerson Kaspar, ressalta que a adesão ao programa traz um grande aliado, o Governo do Estado, para planejar a implantação de diversas melhorias em processos dentro da Prefeitura. Tais melhorias, observa Emerson, promoverão, entre outras coisas, rapidez e agilidade no atendimento e, na grande maioria dos casos, redução de gastos ao cidadão – que não precisará mais se deslocar até a Prefeitura para resolver suas demandas.
Segundo o assessor, a equipe do Executivo brochiense recebeu na última quinta-feira, dia 1º, a liberação para uso da ferramenta de diagnóstico para análise do nível de digitalização e modernização dos serviços oferecidos ao público pela Prefeitura. “A ideia é responder o mais breve possível para que tenhamos acesso às sugestões”, garante.
O diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, explica que os Municípios participantes do RS Digital têm direito às melhores práticas em governo digital, com as implementadas pelo rs.gov.br e o gov.br. As Prefeituras recebem, ainda, um diagnósticos e sugestões que irão balizar a elaboração de um plano de governo digital. “O objetivo é que o cidadão tenha acesso a cada vez mais serviços e serviços mais qualificados. Entendemos que o cidadão é o mesmo no Município, Estado ou na União e que, por isso, ele será mais bem entendido na medida em que essas esferas forem capazes de promoverem facilidades”, enfatiza. (ARH)