411 veículos foram fiscalizados e 510 pessoas abordadas
A Brigada Militar realizou na quinta-feira, 11, durante o dia e a noite, uma operação integrada de repressão qualificada à criminalidade e à violência, na área do 5º BPM. Um total de 77 policiais militares, em 32 viaturas, realizaram diversas ações de abordagens, barreiras e fiscalização nos municípios de Montenegro, Triunfo, Brochier, Maratá, Pareci Novo, Salvador do Sul, São Pedro da Serra, São José do Sul e Barão.
No total foram 411 veículos fiscalizados e 510 pessoas abordadas. As ações resultaram na aplicação de 43 multas de trânsito, recolhimento de uma carteira de habilitação, emissão de três termos circunstanciados (TCs) por desacato, posse de drogas, resistência e atividade classificada como potencialmente poluidora, além de prisão em flagrante por tráfico de drogas e um boletim de ocorrência por fato em tese atípico. Também foram fiscalizados oito estabelecimentos comerciais.
Foram apreendidas algumas porções de maconha e crack, além de 530 reais em dinheiro, 228 munições e houve uma prisão em flagrante por posse de armas.
O tenente-coronel José Luís Krauze destaca que foi uma grande operação, a primeirasob seu comando na área do 5º BPM. “Vamos intensificar e realizar cada vez mais operações para asfixiar o tráfico, combater os furtos, reprimir infrações de trânsito e prevenir crimes contra comércios. A cidade sentirá o reforço nas ações diárias de policiamento.”, destaca o novo comandante.
Prisão em Pareci Novo
Integrando a operação integrada da Brigada Militar, um homem de 30 anos foi preso em flagrante no início da noite de quinta-feira, em torno de 18h, no município de Pareci Novo.
Guarnições que estavam no patrulhamento tático motorizado foram informadas de que teriam sido disparados três tiros e se deslocaram até o local alvo da denúncia. Segundo os PMs, na frente de uma casa, dentro de um veículo, foi avistada uma cartucheira de espingarda. Os policiais questionaram o proprietário da residência se ele possuía algum armamento e este confirmou que era caçador e possuía armas e munições. E convidou os PMs para adentrarem à residência e verificar a documentação dos referidos armamentos.
Durante a conferência, o homem não encontrou os documentos das armas, apresentando somente o registro da espingarda calibre 28. No local, havia um fuzil Taurus calibre 5,56 e uma espingarda calibre 12, além de munições dos respectivos calibres e munições de calibre 36, 38 e 7,62, cuja procedência não foi comprovada, visto que o morador não tinha em seu acervo nenhuma arma com esses calibres. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), juntamente com o material apreendido, para melhor averiguação. Já após ter saído do local, o pai do morador fez contato apresentando a documentação que faltava das outras duas armas, porém nada que comprovasse a procedência das munições. Na DPPA foi determinada a prisão em flagrante por posse de munições, armas e acessório de uso restrito.