Na manhã de ontem, segunda-feira, 19, foi lançada a Operação Volta às Aulas, da Brigada Militar, em todo o Estado. Na região, o lançamento ocorreu em frente à Escola Estadual Técnica São João Batista, em Montenegro.
O objetivo da ação é fortalecer a presença da Brigada junto à comunidade escolar, com mais segurança e combatendo a violência e delitos. Conforme o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Oberdan do Amaral Silva, mostra a preocupação da corporação com os estudantes e professores. “Temos um planejamento específico para as escolas, com a Rocam (motos) e a retomada da Patrulha Escolar”, informou. Lembrou que, desde os ataques em escolas no País, foi feito um levantamento, através de avaliação de risco, quanto à segurança nas escolas. “Felizmente não tivemos nenhum caso na região”, ressalta. Já o comandante do CRPO Vale do Caí, coronel Paulo Rogério dos Santos Alberti, destaca que ocorreu uma maior aproximação entre a Brigada Militar e as escolas.
A secretária municipal de educação, Ciglia da Silveira, destaca a parceria com a Brigada e a Guarda Municipal, dando uma maior sensação de segurança. Lamentou que ocorram situação de ameaças, furtos e outros delitos, quando é solicitada a intervenção da Brigada Militar.
Furto na Secretaria de Educação
A Secretaria Municipal de Educação foi alvo de furto no último fim de semana. Criminosos invadiram o prédio, na Rua João Pessoa, no Centro, a partir de uma janela lateral. Do local, foi furtado apenas um notebook HP, modelo Probook 640, de cor prata.
De acordo com a assessora especial da SMED, Riviane Bühler, os invasores também comeram e estragaram alimentos que estavam na geladeira e reviraram as gavetas de algumas mesas, possivelmente atrás de dinheiro. A Administração Municipal está verificando imagens de câmeras de segurança em busca de elementos que possam ajudar as autoridades a identificar os bandidos.
Recentemente também ocorreu furto de fiação na EMEI Áurea Noval, atrasando a abertura da nova creche do bairro Centenário. A Prefeitura está investindo em videomonitoramento, alarme e botão de pânico para aumentar a segurança nas escolas. Na última semana, inclusive, a Guarda Municipal evitou um furto na Escola Municipal Emma Ramos de Moraes, situada no bairro Estação., com o acusado sendo detido.