O Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Caí recebeu nesta semana equipamentos novos através de recursos financeiros do PISEG (Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública).
Foram entregues espingardas calibre 12 e pistolas elétricas incapacitantes (Spark), que serão distribuídas aos municípios de competência do 5º BPM, com sede em Montenegro, e 27º BPM, sediado em São Sebastião do Caí. Conforme a Brigada, o novo armamento servirá para o aperfeiçoamento da polícia ostensiva e preservação da ordem pública, contribuindo para a manutenção e redução dos índices de criminalidade da região, estando disponíveis ao efetivo que atende à comunidade 24 horas por dia.
O comandante do CRPO Vale do Caí, tenente-coronel Paulo Rogério dos Santos Alberti, destaca a importância do Piseg, programa que permite que a iniciativa privada contribua com a segurança pública. O Piseg possibilita que empresas destinem até 5% do saldo devido de ICMS ao Estado para serem aplicados na compra de itens para a segurança, como viaturas, armamentos, munições e equipamentos.
O comandante regional da BM frisa ainda a importância de equipar as guarnições, inclusive com armas não letais, devido ao grande número de ocorrências, como de violência doméstica, em que acusados insurgem contra as abordagens. “De forma técnica temos que usar essas armas, que têm dado resultado positivo”, cita, sobre as imobilizações para as prisões. Já sobre as espingardas, ressalta que oferecem um maior poder de força para o policiamento ostensivo, inibindo a ação dos delinquentes.