Bernardo Dahmer passará por cirurgia na próxima semana

Nesta fase, novamente, a família conta com a solidariedade da população

Na próxima terça-feira, dia 6, Bernardo Matheus da Silva Dahmer, de 7 anos, passará por uma cranioplastia. A operação visa reconstituir a estrutura óssea de seu crânio, que foi esfacelada após o menino sofrer um grave acidente de trânsito em janeiro de 2021.

O procedimento será realizado no Hospital da Criança Santo Antônio, no complexo Hospitalar da Santa Casa, em Porto Alegre, e mais uma vez a família do menino conta com a solidariedade montenegrina.

A cirurgia há muito tempo é aguardada pela família do garoto, que luta para levar uma vida normal. Bernardo mostra tranquilidade em relação ao procedimento e já faz pensa no futuro: “Quero ter uma bicicleta”, diz o pequeno. A mãe dele, Luíse dos Santos Vargas da Silva, conta que andar de bicicleta é o grande sonho do filho. “Ele vê as outras crianças brincando nas bicicletas e me pergunta por que ele não pode.”

Explicar o motivo pelo qual uma criança não pode brincar igual aos seus amiguinhos não é fácil. Mas, mesmo triste, Bernardo confia na palavra da mãe. “Depois que ele se recuperar a gente vai dar um jeito de conseguir uma bicicleta para ele”, planeja Luíse. No momento, a preocupação da família é outra: como custear as despesas com o deslocamento até o hospital, enquanto Bernardo estiver hospitalizado. “A gente vai ter que se revezar pra ficar lá com ele e quando voltar pra casa a gente vai ter que ter cuidado especial”, diz a mãe.

O cabelo esconde as cicatrizes no crânio do pequeno, que mesmo com tantos problemas, esbanja sorrisos

Ajuda é bem-vinda
Desde que sofreu o acidente, quando o carro em que estava foi atingido por um condutor embriagado, no bairro Senai, Bernardo já contou com a solidariedade de muitas pessoas. Recentemente, uma corrente solidária uniu elos que deram ao menino um novo capacete ortopédico. O Rotary Club Montenegro foi uma das entidades que se mobilizou para ajudar na compra.

Mesmo após a cirurgia, Bernardo continuará usando o equipamento de proteção. “Ele tem o lado esquerdo do corpo travado e por isso cai com muita facilidade. O capacete ajuda a proteger a cabeça dele. Esse é regulável, vai servir por bastante tempo”, relata Luíse.

Os pais e a avó de Bernardo irão se revezar para fazer companhia a ele no hospital, em Porto Alegre

Nesta nova fase, que terá início na próxima semana, ela acredita que novamente poderá contar com a colaboração daquelas pessoas em melhores condições financeiras do que a família dela.

“Antes da enchente eu estava ajudando meu marido, Tiago Alexandre Dahmer, na colheita da bergamota, mas ai se perdeu as frutas nos pomares e a gente ficou sem serviço”, diz.

A cirurgia não terá custo para a família, pois será realizada via Sistema Único de Saúde, mas os gastos ao sair de casa são inevitáveis. Interessados ajudar seja com doações em dinheiro, leite ou outros alimentos podem entrar em contato com Luíse, ou fazer pix para o número 51 9 9847 3128. Bernardo também aguarda ser chamado para cirurgia nos olhos, pois teve sérios danos causados as córneas, mas esta ainda não tem previsão de ocorrer.

Últimas Notícias

Destaques