Barreto foi fundamental em sua estreia no Uruguai

Ciclista de Montenegro retorna ainda neste mês as disputas no país vizinho

Após assinar contrato com o clube uruguaio Amanecer Ciclismo, para correr as duas voltas ciclísticas mais importantes do país, o atleta montenegrino Rodrigo Barreto está de volta ao Vale do Caí. Mas sua passagem em casa é por tempo limitado, já que no dia 27 deste mês embarca novamente para o país vizinho. O novo desafio é a corrida “Vuelta do Uruguai”.

Em sua primeira passagem profissional pelo Uruguai, Barreto ficou 26 dias de fevereiro em treinos e disputas, entre elas a “Vuelta Chaná, uma prova de três dias. Também correu a famosa “Rutas de América”, essa com 10 dias de duração, onde foram percorridos ao todo 1.700km.

O montenegrino estava entre 174 ciclistas que largaram da Capital Montevidéu, e figurou entre os 109 que concluíram o desafio. Barreto assinala que iniciou bem, obtendo um 13º lugar no Prólogo e a posição 47 após completar a Volta. Ao longo da prova, a equipe definiu como objetivo conquistarem a “Maya Verde”, mais conhecida no Brasil como “Camisa Sprinter”.

Assim iniciou um trabalho de equipe, com o sprinter da equipe sendo o atleta uruguaio Santiago Calo e tendo Barreto como o passista. “Éramos seis atletas contra o mundo!”, declarou o montenegrino. A estratégia de conquista e depois defesa da Camisa teve contratempos.

Na quarta etapa perderam o atleta sub-23, e na sétima tiveram a baixa do lançador do Sprinter para coletar os pontos. Desta forma ficou nas pernas de Barreto a função de lançador nas etapas oito, nove e 10. “Onde obtivemos êxito e conquistamos a Maya Verde para o Clube Amanecer e colocamos três atletas no Top 50 da Volta”, comemora.

Equipe de Barreto no Uruguai, do Clube Amanecer Ciclismo, volta à pista no dia 30 para a Vuelta Uruguay. Fotos: Arquivo Pessoal

Trajetória
Rodrigo Barreto foi procurado pelos uruguaios em janeiro deste ano. Este é um dos clubes mais tradicionais e consagrados clubes de ciclismo do país. O desejo era contratar Rodrigo para correr as duas voltas (provas com mais de uma semana de duração) mais importantes do país e de nível profissional mundial. A Rutas de América, que acontece de 18 a 26 de fevereiro, e a Vuelta Uruguay, de 30 de março a 9 de abril. À frente da equipe Reaction Vale do Ciclismo, Rodrigo já havia negado um convite de uma grande equipe do interior de São Paulo no começo de dezembro. A profissionalização no ciclismo é o principal objetivo de Rodrigo Barreto para 2023.

Últimas Notícias

Destaques