Banda Nenhum de Nós confirmada no Arraial

10 dias. 2ª edição da festa São João do Montenegro inicia em 16 de junho

Em junho acontecerá a 2ª edição da festa que está cumprindo seu destino de ser “o maior São João do Sul do Brasil”. O São João do Montenegro começa dia 16 (vai até dia 25), no Parque Centenário, com shows, quadrilhas, tablado de dança, praça de alimentação e a alegria contagiante do típico arraial junino.

A realização é da produtora Idealize através da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal e patrocinadores. O diretor geral do evento, Alex Mello, confirma o crescimento em relação a edição 2022. “Tanto em estrutura, quando em atrações e dias de festa. Na primeira foram quatro dias, e agora serão 10”, salienta.

O salto em relação aos shows será de 12 em 2022, para mais de 30 em 2023, com destaque para a banda gaúcha de pop-rock Nenhum de Nós. Consagrado nacionalmente, o quinteto sobe ao palco na noite do dia 17 (sábado), trazendo “hits” como O Astronauta de Mármore, Camila, Sobre o Tempo, Amanhã ou Depois, Paz e Amor.

Por falar em show nacional, outra atração deste nível representará justamente o folclore dos arraiais. O forró será defendido pela Banda Rastapé, que chegará com uma consolidação de 20 milhões de visualizações no YouTube e mais de 70 mil curtidas no Facebook. Além de percorrer o Brasil, impulsionado pelo sucesso“Colo de Menina”, o trio sanfona, zabumba e triângulo, formado na noite paraibana por pai e filhos, apresenta a cultura brasileira ao mundo. Inclusive, em 2017 fez shows na China.

Tradicionais Quadrilhas, de talentos locais, se apresentarão ao longo dos 10 dias. Foto: Arquivo Jornal Ibiá

Talento da Cidade das Artes
Apesar de todo este status de grande festa, os talentos locais serão valorizados. Tanto que a abertura para o Nenhum de Nós será da Liverpoa Beatle Band, mais recente projeto que participa o montenegrino Vini Bülher. Outros artistas da Cidade das Artes estão na programação, como o Grupo Puracaso; Os Lagranhas; Casa da Sogra e outros.

Neste seguimento entra também as Quadrilhas, que são organizadas por grupos culturais e sociais do município, garantidas após o encantamento que trouxeram no ano passado. Suas apresentações serão ao longo da programação, sendo que a primeira será da Apae Montenegro (coreografia da professora Nonó), e na cerimônia de abertura oficial.

A programação terá grande variedade musical, entre pop-rock, pagode e DJ’s “discotecando”. Haverá ainda gincana escolar, comércio e empreendedorismo em evento da ACI (dia 19). A produtora também ampliará a estrutura coberta e a praça de alimentação, e, como em 2022, tudo sem cobrança de ingresso.

Teatro e música para contar sobre os 150 anos
A cultura montenegrina será destacada também através do espetáculo cênico musical “De Ibiá a Montenegro – 150 Anos de História”, em homenagem ao sesquicentenário comemorado em 5 de maio. Com três apresentações previstas, ele propõem uma viagem atemporal, trazendo momentos da história do município e de sua gente.

Fogueira será acessa dia 24 e casal Rosinha e Genésio estará animando os festejos. Foto: Arquivo Jornal Ibiá

Os relatos serão feitos por um elenco de quase 100 dançarinos e atores, através de cantos, coreografias e danças étnicas e culturais dos povos formadores da identidade de Montenegro.

A primeira recordação será do povo original Ibiraiaras, suas manifestações e lendas. As danças dos bailes antigos, de italianos e alemães, serão reconstituídas no palco. O povo negro em tempo de escravidão será valorizado no contexto cultural e de sua contribuição na formação da comunidade.

Este é um espetáculo construído a partir do resgate histórico, trazendo conhecimento a respeito de Montenegro, como a demonstração de figuras de uma quadrilha francesa encontrada na cidade. A pesquisa teve a colaboração da professora montenegrina Márcia Martiny; ao lado do diretor e pesquisador Rinaldo Souto Oliveira. Natural de Bagé, tem expertise de 37 anos no meio artístico, além de pesquisas que resultaram em cinco livros sobre as danças gaúchas.

Últimas Notícias

Destaques