Bancada Gaúcha no Congresso é apresentada à Transcitrus

Encontro fez parte de esforços para conclusão do traçado original do projeto

Seguindo os esforços para concluir o asfaltamento do traçado original da rodovia Transcitrus, prefeitos da região estiveram na quarta-feira, dia 17, no Congresso Nacional, em Brasília, para apresentar à Bancada Gaúcha o projeto da via que liga o Vale do Caí ao Vale do Taquari. O objetivo do movimento é conseguir R$ 10 milhões para concluir a primeira etapa da Transcitrus, o que representa um trajeto de 4,5 quilômetros com trechos em Brochier, Maratá e São José do Sul a serem concluídos.

O projeto foi apresentado aos legisladores gaúchos pelo coordenador do grupo de trabalho pela conclusão da Transcitrus, João Roque da Rosa, o Anão, pelo engenheiro civil responsável pelo projeto, José Laerce Morales Cezar, e pela secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Pareci Novo, Juliana Teresinha Arnhold, que falou sobre a importância do projeto para o setor turístico da região.
Demonstrando união na busca para conclusão do trecho original, estiveram presentes na reunião prefeitos, secretários municipais, vereadores e outras lideranças de Brochier, Maratá, São José do Sul, Montenegro, Pareci Novo, Salvador do Sul, Poço das Antas, Paverama, Harmonia. O encontro contou, ainda, com grande número de deputados gaúchos.

“A reunião foi muito positiva e teve grande apoio dos deputados presentes, principalmente por ser um projeto que iniciou em 2006 através do apoio da Bancada Gaúcha, que fez o primeiro aporte (de recursos para a Transcitrus)”, destacou a prefeita de Maratá, Gisele Adriana Schneider. Ela reforçou a importância da união dos Municípios pela conclusão do traçado original, com seis Municípios apoiando os esforços mesmo sem previsão de serem contemplados com verbas neste momento. “Todos são unânimes pela conclusão da etapa um (traçado original) e que, em seguida, a gente seguirá dando andamento às próximas etapas. O grupo vai continuar se apoiando”, assegurou.

Prefeito de Brochier, Clauro Josir de Carvalho destacou a grande participação de deputados gaúchos na apresentação. “Ficamos muito confiantes de o projeto se colocado como uma das prioridades da Bancada Gaúcha para a liberação da verba necessária para concluirmos o que falta”, afirmou.
No entanto, Clauro observou que essa possível destinação de recursos só deve ocorrer mais para o final do ano. “Até lá, nós, prefeitos e vereadores, teremos que ficar conversando com os deputados (federais) dos partidos para dar prioridade a este projeto”, enfatizou. A previsão é que tal definição ocorra em outubro.

A prefeita de São José do Sul, Juliane Maria Bender, afirmou que a reunião foi muito produtiva. Ela lembrou que desde terça-feira as lideranças locais já visitavam gabinete de deputados federais pedindo o apoio ao projeto. Juliane ressaltou, ainda, as mudanças que a Transcitrus promove. “Essa rodovia já fortaleceu muito a economia local, (é importante) para o transporte dos nossos produtos, além de fomentar o nosso turismo – que vem crescendo cada vez mais”, apontou.

Últimas Notícias

Destaques