Recolhimento do lixo não está seguindo o cronograma estabelecido
O cronograma de coleta seletiva da Prefeitura de Montenegro prevê o recolhimento dos lixos não recicláveis e orgânicos no bairro Rui Barbosa, às segundas, quartas e sextas-feiras. Já os resíduos secos, que são recicláveis, deveriam ser recolhidos nas quintas-feiras, mas, conforme relato dos moradores, não tem sido feito desde o início do ano.
Com a coleta seletiva não acontecendo de forma correta, há dificuldades para descartar os resíduos. A moradora Rosani Brochier destaca que a coleta organizada foi resultado de muito tempo de trabalho e avisos à população, dos agentes municipais responsáveis pela limpeza pública. “Lembro também que havia um trabalho conjunto de educação nas escolas, para a coleta seletiva, separação do lixo nas casas e destinação correta dos mesmos. A população percebendo e sabendo da forma correta de proceder, passa a colaborar e fazer sua parte”, pontua.
Rosani comenta que tem colocado o lixo para ser coletado nos dias habituais, mas com a coleta irregular, acontecem problemas. “Na sexta-feira, quando as equipes da coleta do lixo comum vêm fazer seu trabalho, recolhem tudo para deixar a rua limpa, mas, na verdade, estão levando embalagens com lixo úmido e também as embalagens do lixo seco, que ficaramà espera da coleta no dia anterior, misturando-os no mesmo caminhão”, relata.
A moradora do Rui Barbosa destaca que a coleta seletiva é muito importante na cidade, pois reduz o impacto ambiental provocado pelo consumo. “Produzimos muitos resíduos secos através do descarte de embalagens, papel, papelão, plásticos, metal e vidro”, afirma. Rosani lembra que atualmente existem processos de reaproveitamento e reciclagem de diferentes resíduos secos, o que diminui o desrespeito à natureza. “A coleta correta e os processos de destinação correta de todo o lixo recolhido asseguram um cuidado com a saúde pública de todos nós e o respeito ao nosso meio ambiente”, conclui.
A situação também se repete no bairro São Paulo, onde o recolhimento do lixo seco deveria acontecer nas segundas e sextas-feiras e nas terças, quintas e sábados o resíduo orgânico. De acordo com o presidente da Associação Comunitária, João Alberto Calgaro, a coleta tem acontecido de forma correta na maior parte do bairro, mas há ruas em que há problemas. “Os moradores nos relataram que não estão passando de forma correta, todos os dias do cronograma, nas ruas no início do bairro, como a Rua das Primaveras e das Jades”, afirma.
O que diz a Prefeitura
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que responde pela coleta de lixo na cidade, informou que tomou conhecimento da situação após o contato da reportagem do Ibiá. Conforme o secretário da pasta, Ronei Cavalheiro, foi solicitado para a empresa responsável pela coleta seletiva no município a normalização do serviço, que deve acontecer ainda nesta semana.
Em alguns bairros, como no Rui Barbosa, o serviço foi regularizado já nessa quinta-feira, 9.