Moradores reclamam dos furtos em residências
Em torno de 70 moradores do bairro Estação, em Montenegro, participaram de uma reunião na noite da última segunda-feira, 23. O encontro, que lotou a Igreja Gerados para Gerar, teve como objetivo pedir mais segurança no bairro, devido aos vários casos de furtos e roubos registrados nos últimos tempos.
“Já fui vítima de três furtos. No último, um mês atrás, furtaram o botijão de gás. Na minha vizinha furtaram uma centrífuga. E da outra, levaram um televisor”, relatou Monaliza Furtado, que coordenou a reunião. Outros moradores também se manifestaram no encontro que teve a presença do comandante do policiamento da Brigada Militar, capitão Felipe dos Santos Valandro, além do presidente da Associação Comunitária, Paulo Cabral, e dos vereadores Talis Ferreira, Paulo Azeredo e Juarez Silva.
“Na minha casa também entraram para furtar. Semana passada pularam o muro”, falou Elizete de Melo, dizendo que vizinhos também foram vítimas. Nem a escola do bairro escapou dos furtos. “Furtaram a moto do meu filho, que estava na frente de casa”, contou outra participante da reunião. “Minha filha e uma colega tiveram que correr agora de tarde para escapar do roubo do celular dela”, disse uma senhora, que estava ao lado. Outro morador mostrou um vídeo da câmera de sua casa, durante a reunião, preocupado porque um suspeito dos furtos se encontrava naquele momento na frente de sua residência.
De acordo com os moradores, os furtos estariam ocorrendo até mesmo à luz do dia. “Fiz uma armadilha para pegar ele, mas não caiu”, lamentou um idoso. Os moradores ainda reclamaram da demora no atendimento quando ligam para o 190, sendo que muitas vezes a viatura não comparece.
IMPORTÂNCIA DE REGISTRAR
O capitão Felipe Valandro pediu que os moradores registrassem as ocorrências, através da Brigada, na Delegacia ou pela internet na Delegacia online. Ressaltou que isso é importante para a Brigada e Polícia Civil, no trabalho de inteligência e investigação, buscando prender os acusados e recuperar os objetos furtados. “Sabemos quem é e eles já foram presos”, informou, reforçando que para mantê-los na prisão é importante comprovar a reincidência. Falou ainda sobre a ligação dos suspeitos com o consumo e tráfico de drogas, que acabam motivando os delitos.
Os moradores pediram mais policiamento e o comparecimento de viaturas quando são chamadas. “Nosso efetivo é pequeno para o tamanho da cidade, mas vamos procurar reforçar o policiamento”, salientou o capitão Valandro. “A Brigada Militar está de portas abertas para atender a população”, completou. O vereador Talis informou que para a manhã dessa quarta-feira, 25, foi marcada também uma reunião na Delegacia Regional, para pedir mais empenho da Polícia Civil nas investigações e prisões dos acusados.
Outro pedido dos moradores foi por mais iluminação, que também é importante para melhorar a segurança dos residentes. Uma comitiva já esteve com o prefeito Gustavo Zanatta, que informou que o bairro Estação terá prioridade nas melhorias, incluindo a nova iluminação com lâmpadas de Led.