As aulas da rede estadual de ensino começam no dia 23 de fevereiro. E dentro do calendário do ano letivo de 2023, está ainda o período de confirmação da matrícula para quem realizou pré-matrícula entre os dias 2 e 13 de janeiro. Para garantir a vaga é necessário que os pais entreguem a documentação na escola (veja box no final).
Pois este prazo foi prorrogado pela Secretaria de Educação até dia 24 de fevereiro em virtude do projeto Estudos de Recuperação. Este que iniciam nesta quarta-feira, dia 8, e se estendem até 17 de fevereiro.
E ainda, o recesso escolar de inverno ocorre entre os dias 19 e 30 de julho, e o segundo semestre acontece de 31 de julho a 22 de dezembro. No decorrer do ano, serão realizadas avaliações diagnósticas e formativas. Também ocorrerá mais uma edição das provas do Sistema de Avaliação Escolar do Rio Grande do Sul (Saers).
Estudos de Recuperação
Antes do início do ano letivo de 2023, a Seduc realiza uma ação com foco na recuperação das aprendizagens, no combate à evasão escolar e fortalecimento da permanência do aluno em sala de aula. Chamado de “Estudos de Recuperação”, o projeto oportuniza mais uma chance para que os estudantes possam comprovar a recuperação do ano.
Neste início de semana, nos dias 6 e 7, as escolas se prepararão para receber estudantes. Os alunos que apresentaram resultado inferior à média anual e/ou com frequência menor que 75% em 2022 serão bebeficiados. Será uma oportunidade adicional para que o estudante recupere as aprendizagens ao próximo ano letivo. Outra vantagem é que possibilita a sua aprovação, caso atinja os índices exigidos.
Ensino Médio Gaúcho
O ano letivo de 2023 marca uma importante etapa na implementação do Ensino Médio Gaúcho na rede estadual. Pela primeira vez, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio passarão a ter aulas dos componentes das Trilhas de Aprofundamento Curricular dos Itinerários Formativos parte flexível do currículo. Atualmente, essa política de atualização do currículo alcança 1.100 escolas que ofertam a etapa e mais de 100 mil alunos. Sua implantação foi no ano de 2022 com os estudantes do 1º ano.
Documentação para efetivar a matrícula é a seguinte:
– Certidão de nascimento ou RG do aluno e comprovante de escolaridade;
– Comprovante de residência do responsável e RG do responsável;
– Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.
*Para mais informações sobre matrículas, consulte o link da Chamada Pública Escolar.