A estreia do professor montenegrino Luiz Henrique Mendes Pires no Kettlebell foi arrasadora. Em novembro passado sagrou-se Campeoão Brasileiro, na categotria iniciante, cinco meses após ter seu primeiro contato com essa modalidade ainda pouco conhecida no Brasil. Neste ano o Estudante de Educação Física busca ranque para integrar o ‘time Brasil’ em mundiais, sendo que o primeiro passo é o Sulbrasileiro, disputado no Rio Grande do Sul, nos dias 1º e 2 de abril, na cidade de Ijuí.
O jovem busca patrocínio na iniciativa privada e apoio da comunidade para participar da competição, calculando gastos na ordem de R$ 5.000,00 entre inscrições, transporte, hospedagem e alimentação para o final de semana. Ele pretende participar em três modalidades de Kettlebell, iniciante com peças de 16 quilos: meia maratona de 30 minutos realizando repetições com uma peça; clássica de 20 minutos com duas peças (dois movimentos diferentes 10 minutos para cada); e prova de 5 minutos com duas peças.
Este é um esporte novo, originário da Rússia, no qual é usado um peso muito comum nas academias. O incomum é as repetições jogando o peso acima da cabeça, a partir de arremessos da altura do peito e com realização de pendulo entre as pernas. No Brasil o esporte de força e resistência chegou há oito anos, tendo ainda poucos praticantes.
Também por isso a participação ainda é por livre inscrição, sendo considerado ranqueamento apenas para ingressar no Sulamericano, objetivo de Mendes Pires para o ano que vem. E como ainda é bnova, a modalidade esportiva não dá prêmio em dinheiro. Em contrapartida, requer alto investimento. Mendes Pires precisaria de dois pesos de 18 quilos para elevar seu nível de treinamento, mas conseguiu comprar apenas um, ao custo de R$ 648,00.
Apoio ao atleta
Vakinha online – ‘Apoie um atleta iniciante de Kettlebell’
Instagram – @luizhenrique.mp
WhatsApp – (51) 995-332-443