Artistas recebem capacitação para acessar editais da Lei Paulo Gustavo

A Diretoria de Cultura do Município conclui na noite desta quarta-feira, 1º de novembro, a capacitação presencial voltada para os dois editais da Lei Paulo Gustavo. O objetivo foi orientar os artistas locais sobre como podem acessar recursos públicos para transformar seus projetos em realidade. A atividade aconteceu na Estação da Cultura, no Espaço Braskem.

Os editais Cine 14 de Julho – Audiovisual e Multiartes – Demais Áreas foram lançados no dia 10 de outubro de 2023 e têm como prazo final para envio dos Planos de Trabalho o dia 10 de novembro de 2023. De acordo com a diretora de Cultura do Município, Priscila Nunes, a grande participação nos dois dias de formação mostra o engajamento e a importância do setor cultural na cidade.

Nicole Cabral Silva, da Idealize Consultoria em Projetos, foi a responsável por ministrar a formação para ambos os editais. “Nós preparamos essa capacitação, em conjunto com a Diretoria de Cultura, para auxiliar os artistas na aprovação dos seus projetos. Passamos por todas as etapas de preenchimento dos formulários e do edital”, explica. Nicole avalia que a formação foi fundamental para difundir as informações dos editais e esclarecer dúvidas. “Esse momento é muito relevante, porque aqui de Montenegro muitas pessoas têm interesse na área cultural e a gente precisa fomentar isso. São muitas áreas contempladas nos editais e essa formação possibilita a inclusão de todos”, conclui.

A Lei Complementar n° 195, de 8 de julho de 2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), restitui ao setor cultural recursos que estavam parados no superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura e do Fundo Setorial do Audiovisual. A LPG foi criada em caráter emergencial para a realização de ações destinadas ao setor cultural, bastante afetado pela pandemia de Covid-19.

Os editais Cine 14 de Julho – Audiovisual e Multiartes – Demais Áreas, estão disponíveis para acesso no link https://www.montenegro.rs.gov.br/municipio/portal-da-transparencia/lei-paulo-gustavo

Últimas Notícias

Destaques