Apresentado projeto para nova cancha de rodeios

Aquisição de parte do Parque Tio Manduca deve ampliar espaço

O Balneário Municipal Afonso Kunrath deve se tornar um novo parque de evento. Com a anexação de uma área de cerca de 6,2 hectares do antigo Parque Tio Manduca, que fica ao lado, através de processo de desapropriação, o Baixio deverá se tornar o novo palcode rodeios de Montenegro e da região. No ano passado, o prefeito Gustavo Zanatta chegou a enviar para a Câmara Municipal um projeto para a compra de toda a área do Parque Tio Manduca. Entretanto, acabou retirando a proposta após resistência dos vereadores e críticas nas redes sociais com relação ao valor e a área ser atingida por enchentes. Uma comissão foi formada para estudar outros locais, sendo várias áreas verificadas. Devido às dificuldades, se pensou novamente no Tio Manduca, mas através da compra apenas de uma parte, para ser anexada ao Baixio e assim criar o novo parque na beira do rio Caí, num local que atualmente não vem sendo aproveitado.

O Balneário, além de ser bem próximo do Centro, já tem acesso pronto e também uma boa estrutura, incluindo restaurante e banheiros. No campo de futebol, que conta com iluminação, deverá ficar a pista de tiro de laço. Com a parte que será adquirida do Tio Manduca, poderá ter área para acampamento e estacionamento.

O processo de desapropriação de um lote de 62.122,76 metros quadrados já iniciou em março deste ano, com a publicação do decreto. No momento está sendo negociado o valor do imóvel com os proprietários, para que ocorra de forma amigável. A Prefeitura ofereceu inicialmente R$ 290 mil. Caso não tenha acordo, a desapropriação será discutida na Justiça. O projeto não precisa passar pela Câmara porque já há previsão orçamentária através da inclusão na LDO, aprovada pelos vereadores.

Tradicionalistas aprovam proposta
Representantes de entidades tradicionalistas, entre eles o coordenador da 15ª Região Tradicionalista, Edgar Barnasque, conheceram na última sexta-feira, dia 12, o projeto para construção da nova Cancha de Rodeios. A apresentação coube à arquiteta Letícia Tonietto. Também participaram do encontro o prefeito Gustavo Zanatta, procurador geral Alexandre Muniz de Moura, vereadores e representantes de entidades tradicionalistas.

O presidente da Câmara, vereador Felipe Kinn (MDB), destacou que a cancha deve ser viabilizada com recursos de emenda parlamentar de R$ 300 mil do ex-deputado Giovani Feltes, intermediada com auxílio do ex-secretário Rafael Cruz e do diretor Manoel Eliseu Selbach (Zeu).

Os tradicionalistas aprovaram o projeto. Para o patrão do CTG Estância do Montenegro, Rodrigo Moraes, as entidades devem ser parceiras e colaborar, tanto na manutenção do local como na realização dos eventos. “Poderemos fazer provas municipais e até estaduais”, afirma. O mesmo pensa o coordenador Edgar Barnasque, citando que Montenegro poderá voltar a sediar a Festa Campeira Regional e quem sabe até a estadual.

Também presente na reunião, o tradicionalista Artur da Silva, do Piquete 15 de Novembro, considera que o projeto está ótimo, dentro do que era esperado. “Será a realização de um sonho, num local muito bonito”, comemora, acreditando que em breve Montenegro voltará a ter seu grande rodeio, com a participação de competidores de todo o Estado.
Desde que foi desmanchada a pista de tiro de laço no Parque Centenário, no ano passado, para a construção de um anfiteatro, Montenegro não tem mais local público para a realização de rodeios. No novo parque poderão ser realizados também outros grandes eventos, como de carros, motos e som, como já aconteceram no Tio Manduca e no Baixio.

Últimas Notícias

Destaques