6 kg de maconha, 1,5 Kg de cocaína e 550 gramas de crack
Na noite de quinta-feira, 15, duas ocorrências policiais movimentaram a Rua Independência, do bairro Ferroviário, em Montenegro.
Em torno de 21h50, ocorreu uma grande apreensão de drogas e prisões. Após informações de que seria recebido um carregamento de drogas vindo do Vale do Sinos, foi feito o monitoramento do local já conhecido da Brigada Militar devido ao movimento de usuários. Os PMs verificaram a chegada de um automóvel Renault Sandero, de cor vermelha e emplacado em Sombrio (SC), com o motorista entregando uma sacola para um indivíduo. Foi feita então a abordagem.
Conforme os policiais, os dois suspeitos tentaram fugir. O indivíduo que recebeu a sacola saiu correndo, mas foi contido. E o motorista tentou fugir com o carro, mas se deparou com a rua sem saída. Ele abandonou o veículo e correu para o matagal, mas em seguida foi alcançado e detido. De acordo com os PMs, resistiu à prisão, entrando em luta corporal com dois policiais, sendo contido posteriormente.
Em revista no veículo, foi encontrado escondido, dentro do painel do carro, em um “mocó”, uma grande quantidade de drogas. E também uma porção de crack e cocaína foi localizada com um dos suspeitos. No total foram apreendidos quase 6 kg de maconha (5,950 Kg), em vários tijolos, mais 550 gramas de crack, 1,550 kg de cocaína, além de dois celulares e o automóvel Sandero.
Foi a maior apreensão de drogas realizada pela Brigada Militar neste ano na região.
De acordo com a BM, os acusados, de 33 e 48 anos, sendo um natural de Montenegro e o outro de Viamão, mas residente em Novo Hamburgo, já possuíam antecedentes criminais. A dupla e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi lavrada a prisão em flagrante e recolhidos ao sistema prisional.
O comandante do 5º BPM, tenente-coronel José Luís Krauze do Nascimento, destaca que a apreensão e prisões decorrem do trabalho de inteligência, através do cruzamento de informações e denúncias. “As nossas operações, o trabalho ostensivo em reforço aplicado nos últimos 55 dias, com barreiras e patrulhas, já traz bons resultados. A Brigada Militar não irá esmorecer no combate ao crime organizado”, ressaltou.
Incêndio
Cerca de duas horas após o flagrante das drogas, aconteceu um incêndio na mesma casa do bairro Ferroviário em que ocorria a entrega dos entorpecentes e era monitorada devido as denúncias de tráfico. Os bombeiros militares foram acionados às 23h45 e apagaram as chamas que destruíram a parte de madeira da residência. Já na parte de alvenaria, que fica nos fundos, restaram apenas as paredes.
A Polícia Civil esteve no local e investiga a causa do sinistro e se existe ligação entre os dois casos. A moradia fica junto de outra casa que foi destruída por um incêndio em 2019, que resultou na morte de um casal.