GOVERNO informa que imóvel está em processo de destinação
Com três andares e situado bem no Centro de Montenegro, o antigo prédio do Sine/FGTAS e do Banrisul chama a atenção pela situação de abandono. Fechado faz três anos devido a problemas estruturais, o imóvel está sendo alvo de furtos. Só na semana passada, em questão de três dias aconteceram duas prisões em flagrante no local, quando uma mesma dupla furtava objetos.
Na noite de sexta-feira, 3, em torno de 20h25, a Brigada Militar recebeu denúncia de que estaria outra vez ocorrendo furto no prédio situado na esquina da rua Ramiro Barcelos com a São João, ao lado da Praça Rui Barbosa. Pelo sistema de videomonitoramento do município, foi verificado que dois indivíduos estariam saindo do local. Conforme a BM, as guarnições iniciaram as buscas e localizaram os suspeitos, que confessaram ter cometido o furto e que iriam tentar vender o material no bairro Senai. Foram recuperados um motor, chuveiro e 12 peças de alumínio. Os dois indivíduos, de 17 e 19 anos, e os materiais apreendidos, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Os dois foram liberados após o registro da ocorrência, mas vão responder a processo. Os acusados são os mesmos que no final da manhã da última quarta-feira, 1º, foram flagrados no local furtando fios elétricos, fonte de energia e torneiras.
Pessoas que trabalham próximo ao prédio dizem que com freqüência são vistos transeuntes entrando no imóvel. Uma porta lateral foi arrombada e está caindo. Moradores de rua estariam utilizando a escada, com acesso pela porta arrombada, e também a marquise do prédio. Pela janela nota-se que parte do teto de gesso do primeiro piso está desabando.
DESTINAÇÃO EM BREVE
Além dos dois pavimentos em que ocorria atendimento ao público, o imóvel tem dois apartamentos no terceiro piso. Ele está fechado desde outubro de 2020 por problemas estruturais, principalmente no telhado, devido às infiltrações. A sua interdição, na época, foi determinada pelo Departamento de Obras da Secretaria de Obras e Habitação do Estado. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a Fundação Gaúcha do Trabalho (FGTAS) passaram a funcionar em um imóvel alugado na rua Olavo Bilac, ao lado do INSS. E o posto de confecção de carteiras de identidade, que também funcionava no prédio do Sine/FGTAS, passou para o antigo plantão da Delegacia de Polícia, na Rua José Luiz, ao lado do posto de saúde do bairro Industrial.
A reportagem buscou contato com o Governo do Estado, que é o proprietário do imóvel. Conforme informações da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, “o imóvel localizado na rua Ramiro Barcelos, n.º 1640, em Montenegro, está em processo de destinação, que deve ser finalizado nos próximos dias. Referente à denúncia de furto, a Subsecretaria de Patrimônio do Estado está avaliando as medidas necessárias para evitar novas incursões à propriedade.”
Em fevereiro, quando o jornal Ibiá já tinha alertado sobre o estado de abandono do prédio, foi informado pelo Governo do Estado que ele estava em processo de alienação, ou seja, em negociação para transferência ou permuta. Foi informado, na época, que poderia ser vendido através de leilão ou recuperado para sediar outra repartição do Estado, além da possibilidade de permuta como chegou a ser proposto pela Prefeitura.