Alunos do Sesi conquistam prêmio em competição internacional de robótica

Estudantes da Escola Sesi Heitor José Müller, de Montenegro, conquistaram o Prêmio Quality Award no Festival Internacional Sesi de Robótica, que aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias de 2 a 5 deste mês. A Equipe MonT é formada por oito alunos do ensino médio e tem como técnicos o professor Otoniel Felipe da Silva e vice-diretora Livia Maria Rosa Nunes.

“Ganhamos esse prêmio destaque na premiação geral sobre a qualidade da equipe, que envolve robô, projetos e impactos para a sociedade, sendo uma equipe exemplo”, explica a vice-diretora. A Equipe MonT é a primeira do Vale do Caí a competir na FIRST Robotics Competition, categoria na qual estudantes do ensino médio constroem e programam robôs de até 54 kg. Para cumprir as provas, os alunos levaram o robô Everest. “Na FRC tem equipes com mais de 20 anos, e nossa equipe no primeiro ano já conquistou um prêmio e ficou no top 10 do desafio do robô na arena, avançando para as semifinais. Ver nossos alunos evoluindo assim mostra que estamos no caminho certo”, completa Livia.

Alunos conquistaram o Prêmio Quality Award. FOTO: arquivo pessoal

A classificação para FRC veio após a participação no Festival Sesi de Robótica, realizado em Brasília, em março deste ano. Nos últimos meses, os estudantes realizaram uma série de ajustes no robô Everest, o que possibilitou uma maior eficiência na execução das tarefas durante a competição. “Os alunos foram muito elogiados pelo crescimento da equipe desde competição em Brasília. Isso mostra que, enquanto escola, estamos atingindo o nosso objetivo, que é de aprendizado, desenvolvimento e crescimento dos nossos estudantes”, enfatiza a vice-diretora.

Os alunos Arieli Martins do Nascimento, Arthur Machado de Azevedo, Bernardo Kronbauer, Felipe Tonelo de Pierri, Lavínia Gehrke da Silva, Micaela Meireles Barreto, Otávio Finger e Rafaela Rosa Tochetto, junto com a equipe técnica, retornaram do Rio de Janeiro no domingo, 6. Além do prêmio, eles trouxeram muitas experiências na bagagem.

“Participar da competição foi muito importante para nós, principalmente pelo fato de sermos uma equipe nova. Foi muito gratificante ver toda nossa evolução no robô e na comunicação”, pontua a estudante Arieli Martins do Nascimento. Para a aluna, o apoio de professores, técnicos, familiares, Prefeitura e parceiros também foi fundamental na conquista. “É uma experiência única que nos traz muitas vantagens, como trabalho em equipe, responsabilidade e muita dedicação”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques