Mont fica entre os 10 melhores na categoria FRC em Brasília
A equipe de robótica do Sesi de Montenegro, nomeada Mont #9305, esteve em Brasília participando do Festival Sesi de Robótica em duas categorias: FLL (First Lego League) e FRC (First Robotic Competition). A equipe foi a primeira a apresentar um robô na categoria FRC, de robôs maiores, em todo o Vale do Caí. O evento, que ocorreu na Arena Mané Garrincha, reuniu cerca de dois mil estudantes de todo o País.
Para as duas categorias, foram três dias de competição. Na FRC ocorreram disputas entre 42 equipes. A Mont #9305 terminou a etapa classificatória em 8º lugar e foi para as semifinais como equipe capitã de aliança. No entanto, nas semis, foi desclassificada. Já na categoria FLL ainda não se tem resultados, mas a equipe de Montenegro não foi premiada.
Em depoimento feito pela equipe para divulgação no Ibiá, os integrantes descrevem satisfação com os resultados obtidos. “Muito felizes por termos superado qualquer expectativa, nem imaginávamos ir para as semifinais”, diz um trecho. Para os integrantes da Mont, a experiência foi única e emocionante. “Nos superamos nos quatro dias de evento e conquistamos muito mais do que poderíamos sequer imaginar. Ver o Everest [robô da categoria FRC] funcionando, realizando as missões e pontuando como equipes reconhecidas e respeitadas nos fez perceber como nós jovens temos capacidade para chegarmos muito longe e conquistarmos muitas coisas”, diz outro trecho.
A equipe ainda ressalta que foi a primeira vez na FRC, e já conquistando 8° lugar em um ranking de mais de 40 equipes. “Primeira vez sendo capitães de equipe nas quartas de finais da edição nacional.
Começamos uma história que esperamos ver muitos capítulos ainda”, destacam. Os estudantes agradecem uns aos outros pela parceria, cumplicidade e superação. Ainda, no depoimento, a equipe destaca apoio fundamental de todos os parceiros de Montenegro. “Todos foram essenciais para nossa jornada”, finaliza o depoimento.
A vice-diretora da Escola Sesi, Livia Maria Rosa Nunes, acompanhou os jovens no evento. Ela compartilha do mesmo sentimento de toda a equipe. “Foi uma jornada de muito aprendizado e diversão. Superamos todas as nossas expectativas e limites e confirmamos que educação, ciência e tecnologia juntas contribuem e muito para o desenvolvimento dos nossos jovens”, conclui.