Alunos da São Francisco estão entre os melhores

NA PRÁTICA. APP é um dos seis destaques entre 284 projetos no RS

Na próxima semana, alunos da 3ª Série (Turma 301) da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis apresentam em Porto Alegre seu projeto de inovação ‘Mercado Próximo’. Guilherme Tesche, 18 anos, Arthur Virissimo e Augusto Rafael Streit, ambos 17 anos, desenvolveram o projeto autônomo de site e aplicativo (APP) de compras que ficou entre seis finalistas do HackaTchê 2024. A equipe “Os Franciscos” está na categoria Business, que é considerada a principal no programa de incentivo realizado pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Na 1ª etapa estadual havia 284 projetos, o que eleva a conquista destes jovens cientistas, únicos representantes da região de abrangência da 2ª CRE (Coordenadoria de Educação). Nesta segunda e terça-feira, dias 18 e 19, acontece a segunda etapa, onde terão três minutos de apresentação e três de respostas à banca julgadora. O evento será na Tecnopuc, com o primeiro dia voltado a atividades imersivas para ampliação do conhecimento.

A proposta do HackaTchê é que os estudantes busquem resolver problemas da sua comunidade. Os Franciscos optaram então pela Indústria, Inovação e Infraestrutura, no qual identificaram o nicho da “distância entre as metrópoles”. Streit explica que o conceito do APP parte de haver poucos mercados, farmácias e lojas em Pareci, contrastando com maior oferta em Montenegro e São Sebastião do Caí. Todavia, a distância dificulta a busca por melhores preços e produtos. “E como Pareci é uma cidade com índice de idade maior, pensamos que o aplicativo facilitaria para essas pessoas que dependem dos outros”, ponderou.

APP simples para o melhor preço
Tesche classifica o aplicativo e site como “intermediário” entre cliente e comerciante; assemelhando-se a outros aplicativos de compras, mas como uma proposta de funcionamento mais simplificada e coletiva. Tudo seria em forma de cooperativa, com os estabelecimentos se associando, o cidadão baixando o APP ou se cadastrando no site, e o próprio Mercado Próximo se responsabilizaria pela entrega, suprindo assim o déficit de tele-venda de alguns cooperados.

Os jovens explicam que o programa dá flexibilidade para anexar serviços e informação; prevê interação por meio do WhatsApp, agenda de entrega e a possibilidade de tutorial de funcionamento em áudio. Os estudantes não escondem uma pretensão de ver seu projeto implementado, seja com apoio do Estado ou pela iniciativa privada, pois sua motivação foi beneficiar os cidadãos de Pareci Novo. “O objetivo da cooperativa é preços baixos, reduzindo ao máximo o custo ao cliente”, define Virissimo.

Docente destaca o talento da equipe
O Hackatchê é uma competição do Ensino Médio da rede estadual focada na valorização de projetos em consonância com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) definidos pela ONU. Estes devem encontrar estratégias que solucionem problemas do dia a dia utilizando a tecnologia.

O trabalho dos “Franciscos” foi multidisciplinar e sob orientação da professora de Matemática Fabricia Schwanz. A docente reitera que a proposta é estimular o pensamento pela busca de soluções inovadoras aos desafios cotidianos. “Através do App Mercado Próximo eles demonstraram todos estes objetivos. Transformaram um problema da comunidade em um empreendimento, que é o sonho deles”, destaca.

Premiação do HackaTchê 2024
Dos seis finalistas, três farão uma apresentação no South Summit Brazil 2024, entre 20 e 22 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Nesta oportunidade saberão a classificação, sendo que o primeiro lugar irá ao South Summit Espanha; o segundo conhecerá a sede da Google em São Paulo; e o terceiro estará no Gramado Summit (10 e 12 de abril).

Últimas Notícias

Destaques