Alunos da Feevale desenvolvem aplicativo para transporte coletivo de Montenegro

“ROTA M” traz informações sobre trajetos e horários de ônibus do município

Estudantes da Feevale desenvolveram um aplicativo para facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo em Montenegro. A iniciativa surgiu na disciplina de Projeto Aplicado I, que faz parte do currículo dos cursos de engenharia da Universidade, e está sendo desenvolvido ao longo da disciplina de Projeto Aplicado II.

Foi proposto aos alunos encontrar alguma questão do seu dia a dia que tinha a necessidade de melhoria, com foco ambiental ou social. “A ideia do aplicativo surgiu em março deste ano, através da experiência de uma das integrantes do grupo, que utiliza o transporte do município e percebeu que algumas rotas existentes não eram devidamente divulgadas”, destaca o estudante Moisés Kleinschmitt. Segundo o aluno, o grupo percebeu que a falta de informações poderia dificultar que os usuários do transporte estivessem na parada no horário correto.

O aplicativo “Rota M” ainda esta em seu desenvolvimento inicial, passando por testes de uso. Mas smartphones com o sistema Android já podem fazer o download gratuitamente, na Play Store. Cinco alunos estão envolvidos na elaboração e desenvolvimento do aplicativo: Ana Laura Gräwer de Paula, Amanda da Rosa Cruz, Davi Luis Wollmann, Moisés Kleinschmitt da Silva e Murian da Silva Rodrigues.

Alunos Moisés, Ana Laura, Amanda e Davi

Até o momento, o aplicativo possui duas funcionalidades: os botões de rotas e favoritos. Em “rotas” é possível visualizar as rotas dos ônibus, incluindo as ruas que o ônibus irá passar e os horários. No botão “favoritos” é possível visualizar as rotas favoritadas, que o usuário mais utiliza, assim com as ruas que o coletivo irá passar e os horários.

Moises afirma que na disciplina de Projeto Aplicado I, realizada no primeiro semestre deste ano, foi necessário delimitar a área de diagnóstico da situação que estava sendo avaliada pelo grupo, sendo escolhido então os horários e rotas dos bairros São Paulo e Timbaúva. “Por isso, para o desenvolvimento do aplicativo está sendo considerado apenas os trajetos que passam por estes bairros”, aponta o estudante.

Após o término da disciplina, o aplicativo será doado à Prefeitura de Montenegro, que poderá que poderá ampliar os dados, estendendo o aproveitamento a outros bairros e itinerários da cidade e do interior. “É muito bacana sabermos que o nosso projeto poderá impactar positivamente na comunidade de Montenegro e melhorar a vida de quem usa transporte público na cidade”, enfatiza Moises.

Na ultima semana, o prefeito Gustavo Zanatta e o secretário-geral Vladimir Gonzaga receberam a visita dos estudantes Amanda Cruz, Moisés Kleinschmitt e Davi Wollmann, que mostraram como funciona o aplicativo. O chefe do Executivo Municipal elogiou a iniciativa dos acadêmicos. “É uma grande iniciativa, parabéns e muito obrigado, por uma ideia que facilita a vida da população que usa o transporte coletivo do município”, disse o prefeito.

Últimas Notícias

Destaques