Alunos da EEEF José Garibaldi mostram seu conhecimento

Acontece nesta sexta-feira, dia 8, a mostra de trabalhos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EEEF) José Garibaldi, de Porto Garibaldi, no interior de Montenegro. O evento reúne a pesquisa dos cerca de 80 alunos do 1º ao 9º Ano que estudam na escola e investigaram diferentes temas. As linhas de pesquisas foram divididas por turmas.

Alunos do 9º Ano, por exemplo, realizaram pesquisa sobre abelhas e apicultura. Houve, ainda, trabalhos sobre chás, a bacia do Rio Caí, suculentas e horta orgânica. A mostra dos trabalhos foi prestigiada pela comunidade escolar e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bernardino Luís De Souza.

Enzo Oliveira da Silva, junto com os colegas da turma multisseriada do 6º e 7º Ano, pesquisou sobre as suculentas. “São plantas compostas por muita água na folha. Ela tem que ter muitos cuidados”, explicou o aluno do 7º Ano. Seu grupo abordou, principalmente, a localização das plantas, que têm origem em Madagascar, no Oriente Médio, no sul da África e também no litoral do continente americano, mas o conhecimento adquirido foi além.

Entre as coisas que Enzo aprendeu estão os cuidados com as suculentas. Ele destacou que a planta precisa ser colocada em um vaso que tenha saída de água no fundo. “E a ordem (no vaso) é primeiro colocar pedra, depois areia e daí o adubo”, contou. O estudante ressaltou que sua turma pesquisou sobre os tipos de suculentas, a localização delas, formas de cultivo e os cuidados. Inclusive, a turma chegou a plantar algumas no jardim da escola.

Lara e Paola destacaram uso dos EPIs ao lidar com abelhas

Já as primas Lara Emanuele Fernandes Mancia e Paola Roberta Flores Mancia, do 9º Ano, realizaram pesquisa sobre os equipamentos de proteção individual (EPIs) na apicultura. “É sempre bem importante ter esse equipamento, mesmo que a abelha não tenha ferrão”, destacou Lara. “Trabalhos em que haja perigo têm que ter um equipamento de segurança”, reforçou Paola.

As duas destacaram a caminhada de pesquisa e o conhecimento adquirido. “Foi muito bom saber novas coisas”, disse Paola. Lara destacou que a turma realizou uma visita ao Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam), que, segundo ela, foi bastante proveitosa. Mais informações sobre os trabalhos apresentados na mostra estão disponíveis no perfil da escola no Instagram, no @jose_garibaldi2022.

A diretora da EEEF José Garibaldi, Célia Aparecida Homem Pereira, reforçou que a mostra é o resultado de um ano interior de trabalho. “Nós temos um projeto geral, que esse ano foi dentro da sustentabilidade e da preservação”, explicou. Foi dentro desse espectro que surgiram os diferentes temas de pesquisa e suas ramificações. “São temas voltados para a realidade dos alunos e também para eles terem alternativa de vida”, enfatizou.

Turma multisseriada pesquisou sobre suculentas

Comunidade escolar participativa

A EEEF José Garibaldi se caracteriza por ser uma escola do campo. Assim, temas rurais acabam sendo trabalhados. Inclusive, com os alunos colocando as mãos na terra com ajuda dos seus professores e dos pais. São eles que, junto com corpo docente e comunidade escolar, fazem a manutenção dos jardins e da horta da escola.

Essa aproximação entre escola e comunidade se mostrou mais uma vez durante o evento desta sexta-feira, com diversos pais e familiares indo até a escola para ver os trabalhos. Entre os que se fizeram presentes estava Marcelo Corre Martins, pai de um aluno do 5º Ano. “É bom estar no ambiente escolar. A criança se interessa mais pelo estudo ao ver os pais perto”, avaliou.

Marcelo contou que seu filho Tiago estava ansioso pelo dia da apresentação do trabalho. “Ele estava empolgado, sempre me dizendo o dia da apresentação e para eu não perder e eu dizia: ‘vai dar certinho, o pai vai estar lá para prestigiar o teu trabalho’”, relatou.

Últimas Notícias

Destaques