Órgãos de Segurança, Governo do Estado e institutos de metereologia alertam para novo episódio de vendaval, inclusive com queda de granizo, no Rio Grande do Sul. O cenário se estende entre esta terça-feira, dia 16, até a quinta-feira, 18. No Vale do Caí deve ter maior intensidade na quarta-feira, 17, (já a partir da noite de terça), com possibilidade de Cota de Inundação no Rio Caí.
O governador Eduardo Leite gravou um vídeo ao lado do chefe da Casa Militar- Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, salientado os risco trazidos por uma região de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo do norte do País. O órgão aponta possiblidade de ventos acima dos dos 70 km/h na Campanha, Sul, Sudeste, Centro, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral. As regiões Campanha e Sul já tem ocorrência nesta tarde de terça.
Na quarta-feira as tempestades se intensificam e atuam em praticamente todas as regiões do território gaúcho. Com isso, há risco para transtornos devido às chuvas pontualmente intensas, os ventos que podem passar dos 80 km/h durante os temporais. Os acumulados podem passar de 90 mm/dia no Centro, Vales e Metropolitana.
A Defesa Civil pede à população que antes das chuvas verifique as condições do telhado da sua casa e árvores no entorno. Pede ainda medidas preventivas caso sejam necessários reparos. mas durante as chuvas deve priorizar sua segurança, e retirar eletrônicos da tomada e fechar portas e janelas.
O coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Clóvis Pereira, informou que uma reunião com o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar foi realizada nesta manhã de terça. O Plano de Contingência foi colocado em operação, deixando os ógãos em Pronto Emprego. Também a situação do Rio será mapeado, revelando “boa margem de respiro” para a equipe trabalhar.
Chuva extrema e vendavais
A MetSul Meteorologia reforçou hoje o alerta que havia publicado domingo sobre tempo severo terça e quarta-feira, com ventos acima de 100 km/h. O instituto aponta que trata-se de um complexo cenário meteorológico com duas baixas pressões, sendo uma que pode dar origem depois possivelmente a um ciclone no Atlântico; e ainda o ingresso de ar muito quente de Norte que agirá como combustível na formação de temporais.
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul de manhã nesta terça, provocando acentuada elevação da temperatura já durante a manhã. Mas o tempo começa a mudar pelo Oeste e a fronteira com o Uruguai. A MetSul cálcula que poderosas áreas de instabilidade avançam da tarde para a noite na Campanha e no Sul, acompanhando uma área de baixa pressão atmosférica com chuva intensa a localmente extrema e temporais fortes.
Tempo no Vale deve mudar a partir da noite
Ainda conforme a MetSul, não há consenso entre os dados sobre o horário da mudança do tempo em Porto Alegre e Região Metropolitana. Alguns indicam já no fim da tarde de terça e outros apenas na madrugada da quarta. Todavia, com o calor intenso que precederá a chuva, é alto o risco de temporal no Vale do Caí. Uma segunda baixa pressão deve reforçar a instabilidade em grande parte do estado durante a quarta-feira.