O Sistema de Valores a Receber (SVR), que permite o resgate de dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras, foi reaberto ontem, terça-feira, dia 7, e traz diversas novidades. Entre elas, a possibilidade de que o resgate dos valores seja feito via Pix. Cerca de 2 milhões de pessoas devem ser beneficiadas pelo resgate. Os valores podem ser consultados pelo site Valores a Receber. Entretanto, as pessoas devem ficar em alerta com os golpes, pois vários casos de estelionato estão sendo registrados.
Todos os serviços são gratuitos, mas é importante ficar atento. O Banco Central não envia links e nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. O BC também pede que nenhum cidadão forneça senhas e esclarece que ninguém está autorizado a fazer esse tipo de pedido. E muito menos cobrar para resgate de valores.
O alerta é importante porque muitas pessoas estão recebendo, através de mensagens em seus WhatsApp, e-mails, SMS ou Telegram, mensagens para resgate dos valores. O secretário executivo da Comissão Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon), de Montenegro, Fábio Junior Barbosa, pede que as pessoas não acessem este tipo de postagem ou mensagem. “Não é um link que vai dar no Banco Central. Ele pode acessar dados e vírus no celular ou computador. Melhor não entrar”, ressalta.
A nova fase do resgate de valores inclui fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado. Foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós pagas encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras e outros recursos disponíveis. Também há possibilidade de consulta a valores de pessoas falecidas, com acesso para herdeiro, testamentários, inventariantes ou representantes legal.
O único site onde se pode consultar e saber como solicitar a devolução dos valores é o www.valoresareceber.bcb.gov.br. (GB)