INSTITUIÇÃO de Pernambuco realiza ações com professores e alunos
Através do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o Colégio Estadual AJ Renner está participando da expansão do Ensino Médio em Tempo Integral, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) do RS. O principal objetivo do programa é a implementação da matriz curricular do Ensino Médio em tempo integral nas escolas estaduais. A expansão é uma ação prioritária da Seduc para o período 2023-2026. O projeto visa atender a meta do Plano Nacional de Educação que prevê transformar, até 2026, 50% das instituições de Ensino Médio da rede pública em escolas de tempo integral, e atingir um índice 25% de matriculas nessa modalidade. O AJ Renner é referência em turno integral em Montenegro após adotar a metodologia em 2017. Segundo a supervisora da escola, Juliana Marttineli Peralta da Cruz, desde então a escola vem realizando um trabalho árduo tentando acompanhar a mudança.
A partir de agora, o AJ Renner já está recebendo profissionais do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Pernambuco, para formações tanto para professores quanto para alunos, sempre visando mostrar a importância do turno integral para vida de cada um. Conforme Juliana, o ICE trabalhará como uma consultoria. “Vão nos dar apoio em todos os sentidos, no acolhimento do aluno, na parte pedagógica, na parte docente, sala de aula, estrutura física e também sobre como montar essa escola pra acolher o aluno”, destaca. Ela destaca que, hoje, a maior dificuldade da escola é manter o aluno em tempo integral. “É uma nova postura que teremos que adotar para acolher os alunos, porque os adolescentes, hoje em dia, querem trabalhar, mas não pensam no futuro e na falta do estudo”, afirma.
Hoje, na escola, 88 alunos cursam o turno integral. Mas, Juliana adianta que geralmente, no final do ano, muitos já desistiram. É justamente o que o programa tenta evitar. A suprevisora ressalta que a escola recebe o trabalho do Instituto e do Governo com esperança. “É uma grande espera. Estamos na esperança de que a gente realmente consiga fazer um trabalho legal e consiga fazer com que o nosso aluno fique na escola. Porque no ensino médio, hoje em dia é o período da escola que mais tem evasão em função do mercado de trabalho”, confirma. Para ela, é importante que o aluno saiba que ao sair do ensino médio em tempo integral, sai com uma grande preparação para o mundo do trabalho.
ICE acredita no projeto de vida
Ana Cláudia Gomes, consultora pedagógica do ICE, explica que o Instituto traz para o RS o modelo para contribuir com o trabalho que já vem sendo desenvolvido nas escolas de turno integral. Segundo ela, o projeto tem como centralidade o projeto de vida dos jovens. “A gente propõe não só a formação de excelência acadêmica, mas valores para a vida, as competências do século XXI e também o fortalecimento e aprofundamento do exercício do protagonismo da juventude, para que o jovem se responsabilize pela sua aprendizagem não só no período que ele vai estar no período integral. Eles precisam entender quais valores e competências fortalecem para escolher um bom projeto de vida”, explica.
Para ela, é uma troca de experiências entre os Estados, profissionais envolvidos e toda a comunidade escolar e familiar. Todos peças fundamentais para ajudar no desenvolvimento dos jovens em turno integral. Ana destaca a importância da compreensão da família do aluno, o reaproximando da escola. “A gente precisa de muitas mãos para construir um projeto de vida, então o convite é para que as famílias, junto com a equipe escolar, continuem investindo e ajudando o estudante a se manter na escola. Tem outras coisas que são mais graves agora para algumas famílias, por exemplo, às vezes precisa trabalhar, mas o modelo da escola é o investimento a curto, médio e longo prazo para se construir um bom projeto de vida, para que o aluno tenha condições de fazer boas escolhas”, sinaliza.