Vice-prefeito Cristiano Braatz promete hortas para todos os bairros a longa data
Na tarde dessa terça-feira, 15, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) inaugurou a primeira horta comunitária na Praça do Telecentro. Na oportunidade, crianças do Lar do Menor estiveram ajudando na plantação de mudas doadas pela agropecuária parceira do projeto, Du’Gaúcho. O vice-prefeito Cristiano Braatz adianta que esta foi a primeira praça escolhida pela sua boa estrutura e que após monitoramento, que será realizado pela SMMA em conjunto com a Brigada Militar, outras praças devem receber o projeto. “Esta horta é a primeira de muitas outras que iremos fazer aqui em Montenegro. Todos os bairros serão contemplados”, promete.
Ele explica que a ideia surgiu baseada em grandes cidades que já tem este modelo de horta comunitária. “É uma forma de inserir a comunidade que está em volta do espaço público, de uma maneira que ela se sinta pertencente àquele local. Assim, cedemos verduras, legumes, temperos e chás para que toda a comunidade possa usufruir”, acrescenta. Além disso, Braatz, conta que nas praças, onde se criam brejos, a Prefeitura precisa fazer a limpeza constantemente, por isso, nestes locais também serão plantadas árvores frutíferas. “Assim, todos que utilizam este espaço poderão usufruir destes alimentos e serem vigilantes junto conosco”, finaliza.
“A horta comunitária orgânica motiva as crianças e até adultos a terem uma alimentação mais saudável, além de também aproveitarmos o espaço público que são as praças. Em conjunto com a Administração Municipal pensamos na saúde”, destaca Ronei Cavalheiro, secretário da pasta. O prefeito Gustavo Zanatta também esteve presente na inauguração, junto de mais representantes da Administração.