A professora Gleci da Silva faleceu nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, aos 61 anos, comovendo a cidade de Montenegro, que certamente já sente saudades. Ele vinha lutando contra um Câncer, ao qual certamente não se entregou, mas simplesmente cansou de dar atenção e resolveu descansar.
Seu velório acontece nesta sexta-feira, 2 de Fevereiro, Dia de Navegantes e de Iemanjá, na Capela Hartamnn – rua Apolinário de Moraes, próximo ao hospital HM Regional. No local haverá uma cerimônia de despedida as 10h30min, de onde sairá féretro para sepultamento no Cemitério Municipal de Montenegro.
Em novembro do ano passado a docente com 20 anos de dedicação à Educação Infantil retornou uma última vez ao ambiente de Conhecimento que norteou sua vida, sendo homenageada por sua Comunidade Escolar do bairro Panorama. Alunos e colegas da Escola Municipal Adolfo Schüler criaram a primeira Exposição Consciência Negra Professora Gleci da Silva, dentro do Projeto Anual “Aprendendo pelos Caminhos da Diversidade”. A professora deixa um legado na luta pela Igualdade Racial e para uma Educação Antirracista, sendo e referência ao Grupo Étnico Racial que ajudou a criar dentro da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).
Formada em Pedagogia e Especialização em Psicopedagogia Institucional, ingressou no magistério municipal em 1999, construindo a maior parte de sua trajetória na Escola Adolfo Schüler, que nesta sexta-feira fecha em Luto. Nas redes sociais do educandário, assim como da Prefeitura e de amigos, as manifestações confirmam a grandeza da docente. Gleci da Silva também era uma tradicionalista, setor ao qual também levou suas pautas.