ESPERANÇA move empreendedoras montenegrinas rumo ao recomeço
Ana Paula Hendges, 42 anos, e Yasmin Aminie Vieira de Oliveira, 21, são moradoras do bairro Ferroviário em Montenegro e sofreram grandes perdas materiais devido à recente enchente que atingiu o município. Ambas, atuam no setor de doces e salgados, e tiveram que interromper suas atividades neste difícil momento.
Moradora da rua Olavo Bilac, Ana Paula relata que de sua cozinha restou apenas a mesa de inox. “Perdi todo meu material de trabalho, incluindo materiais para personalização e insumos. Também perdi móveis e eletrodomésticos da cozinha e de toda a casa”, afirma.
Ana Paula, especialista em doces personalizados, conta que não está anunciando nada para venda, pois neste momento só pode oferecer doces mais simples. Na mesma situação, na rua Quinze de Novembro, Yasmin enfrenta dificuldades semelhantes. Sem batedeira e demais utensílios, ela teve que parar temporariamente a fabricação de seus bolos.
Ana Paula, atualmente hospedada na casa de uma amiga, terá que retornar para sua residência, embora deseje se mudar. No entanto, não encontrou um imóvel disponível para locação. Yasmin, que realizou o sonho de se mudar para a casa própria há 10 meses, não quer retornar. “Meu marido e eu compramos a casa financiada por 30 anos. Já enfrentamos três enchentes e vamos nos mudar. Continuar morando lá é inviável, mas o financiamento teremos que continuar pagando”, explica Yasmin.
Esperança no recomeço
“Estive na minha casa e o que vi me impactou muito, uma destruição”, revela Ana Paula. Yasmin descreve sentimentos de tristeza, angústia e ansiedade ao ver os danos causados pela cheia em sua residência.
Apesar dos danos, ambas mantêm a esperança de retomar seus negócios com o apoio da comunidade, amigos e familiares. Ana, que trabalha com doces e bolos desde a pandemia de 2020 após perder o emprego como manicure, vê esse momento como mais um desafio a ser superado. “Me especializei em brigadeiros, massas e recheios para tortas, buscando ser uma profissional cada vez melhor e oferecendo o que há de mais diferenciado na confeitaria atual. Isso também ajuda na minha formação em psicanálise”, conta a acadêmica, sobre os recursos para pagar a faculdade.
Na semana passada, Yasmin participou do programa Mais Você, da TV Globo, no qual compartilhou imagens de sua casa destruída. A exposição resultou em uma onda de solidariedade, com pessoas comprando seu e-book e oferecendo equipamentos de confeitaria. “No meu livro digital, que pode ser adquirido através de um link na minha biografia do Instagram, estão disponíveis receitas de massas de bolo, recheios e bolos caseiros”, explica Yasmin.
Ambas empreendedoras abriram chaves pix para receber doações. “Repassei minha chave pix nas redes sociais e tive ajuda de muitos amigos. Cada contribuição, por menor que seja, ajudou muito nestes últimos dias”, relata Ana.
“É difícil e desanimador, mas precisamos ter esperança e perseverança para continuar. A enchente nos tirou tudo, menos os nossos sonhos”, conclui Yasmin.
Como ajudar:
Chave PIX da Ana Paula: 51 995488429
https://www.instagram.com/hendgesanapaula/
Chave PIX da Yasmin: 51 980378978
Comprar e-book: https://www.instagram.com/receitasbymini/