Policiais serão destinados a Montenegro, Triunfo, São José do Sul e Maratá
Após a formatura ocorrida em 20 de abril deste ano no ginásio do Sesi, e os oito meses de curso na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES), os novos policiais militares passaram por um período de 90 dias de qualificação na operação FET (Força de Emprego Tático), atuando em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
Com a definição das cidades em que passarão a atuar, seis se apresentaram no 5º BPM, com sede em Montenegro, na última terça-feira, 1º de agosto. Dois vão destinados para Montenegro, dois para Triunfo, um para São José do Sul e outro para Maratá. Na região do Comando Regional (CRPO Vale do Caí), mais cinco se apresentaram no 27º BPM, sediado em São Sebastião do Caí. Destes, três ficarão no Caí e dois em Harmonia. Outros PMs também estão sendo remanejados, de acordo com interesse e adequação de efetivos.
O reforço dos novos soldados é importante para o policiamento da região, como forma de aumentar a sensação de segurança da população. “Poderemos colocar mais efetivo na rua, com toda qualificação e conhecimento. Estão conhecendo as comunidades. Deveremos conhecer outros policiais que pediram transferência para a nossa região”, informa o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Oberdan do Amaral Silva. “Vão colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e em condições de realizar um bom trabalho para a comunidade. Nossa região tem o menor índice de criminalidade do Estado”, completa o comandante do CRPO, tenente-coronel Paulo Rogério dos Santos Alberti.
A expectativa é de que neste segundo semestre a EsFES de Montenegro receba novos alunos-soldados, da segunda chamada do mesmo concurso. E também é esperado um novo concurso para o próximo ano.