40 crianças e jovens tiveram acesso gratuito a teste de visão e óculos

Ação social atende crianças e jovens moradores do bairro Estação

Kauany Bosco, de 15 anos, sabe que precisa usar óculos para não ter seu problema de visão agravado. Porém, a armação dos óculos que ela tem é de quando ainda era criança e está apertada, por isso, a jovem parou de usar. Mas agora a situação vai mudar. A estudante integra um grupo formado por 40 crianças e jovens do bairro Estação que recebeu gratuitamente teste de visão e óculos de grau nessa segunda-feira, dia 3. A iniciativa faz parte do Projeto Re.Movies, apoiado pela John Deere e Ministério da Cultura, que prevê também exibições de cinema ao ar livre.

Maria Janete Bernardes Francisco presidente da Cooperativa Estação Reciclar auxiliou o desenvolvimento da ação ao fazer o chamamento das famílias para que levassem seus menores até a EMEF Ana Beatriz Lemos. “O pessoal do Projeto nos procurou para fazer uma parceria com a cooperativa. Tem muitas crianças que têm necessidade do uso do óculos”, conta Maria.

Segundo ela, o problema não é ocasionado por falta de comprometimento dos pais. A questão é que eles não têm condições financeiras para pagar consulta particular. “Para conseguir uma consulta a demora é muito grande. Quando conseguem consultar, muitos não têm dinheiro para comprar óculos. Quando conseguem fazer, já não tem mais a validade”, comenta a presidente da cooperativa.

“Esse envolvimento nos deixa muito felizes. Que venham mais e mais oportunidades aqui para o bairro. A gente precisa de mais e mais parceiros, assim, que têm essa visão, pró-social”, completa Maria Janete.

Visão em dia

A optometrista Bárbara lothhammer foi a responsável por executar os testes de visão. Segundo ela, dos 40 exames realizados, mais da metade do público-alvo (26) apresentaram necessidade de óculos. “Foge da questão da visão das crianças e avalia a criança como um todo. Além de erros refretivos, que é a questão do óculos, a gente também encontrou algumas alterações de saúde e encaminhamos para os pais darem seguimento”, relata Bárbara.

Os testes de visão foram feitos com alunos e também com jovens moradores do Estação

“Todas as crianças beneficiadas pelos óculos vão ter um rendimento escolar e qualidade de vida muito melhor, porque vai trazer conforto na vida delas. Muitos estavam com óculos já bem defasados há bastante tempo”, conta a optometrista.
Claudete de Oliveira, diretora da Escola, relata que outra ação social realizada no local apontou problemas de visão entre os estudantes.

Alguns chegaram a ser contemplados com óculos. Essa nova iniciativa é a oportunidade que os demais esperavam para melhorar sua visão.
Para a diretora, a ação é benéfica para toda a comunidade do bairro e principalmente para os estudantes que têm o rendimento escolar prejudicado por não conseguirem enxergar o conteúdo passado pelos professores. “Às vezes eles têm que ser colocados bem próximo ao quadro”, complementa Claudete. “As famílias ficaram muito agradecidas, bem felizes, a escola também fica só gratidão a essa parceria da Maria Janete, a John Deere, todos os envolvidos.”

Necessidade sanada
Jéssica Bosco, mãe de Kauany e de outros três filhos, conta que há mais de cinco anos a jovem precisa de novo óculos, mas a família não teve condições financeiras para levá-la ao oftalmologista. A ação do Projeto possibilitou que Kauany ganhasse armação e lentes e ainda proporcionou ao irmão dela, Daniel Bosco, de 13 anos, a oportunidade de checar como está sua visão. “Essa foi a primeira consulta dele. Eu tenho quatro filhos, a gente estava com muita dificuldade de conseguir uma consulta pra eles”, diz Jéssica.

“Eu gostei bastante da armação que escolhi. Pretendo usar, direto, porque se eu não uso óculos, minha cabeça dói muito”, explica Kauany.

Jéssica levou dois dos quatro filhos para fazerem o teste de visão durante a ação

Mais ações previstas
O Projeto Re.Movies, apoiado pelo Ministério da Cultura e John Deere, trazem Cinema ao Ar Livre, gratuito, para Montenegro. A ação acontece nos dias 11 e 12 deste mês e será voltada para os bairros Estação e Aeroclube.
O local do evento contará com acessibilidade para pessoas com deficiência. Os expectadores ganharão pipoca. Em caso de chuvas os eventos serão adiados para dias 13 e 14.

Filmes exibidos
Dia 11/06: Bairro Estação, na Praça Estação das Flores
1ª Sessão: 18h30 Filme Rainha de Katwe
2ª Sessão: 20h Filme Um Sonho Possível

Dia 12/06: Bairro Aeroclube
Capela Santo Antônio
1ª Sessão: 18h30 Filme Rainha de Katwe
2ª Sessão: 20h Filme Um Sonho Possível

Últimas Notícias

Destaques