A 21ª Feira do Livro de Montenegro e 16ª Feira do Livro do Vale do Caí encerrou na última sexta-feira, 17, com uma programação repleta de atrações. Mesmo com chuva, o evento levou um bom público à Praça Rui Barbosa. Conforme o balanço da Prefeitura, cerca de 1500 livros foram vendidos nas bancas e 10 mil pessoas passaram pelo local nos quatro dias da Feira.
A programação do último dia foi marcada por duas conversas com o patrono Flávio Azeredo, às 9h e às 14h. Com a participação de muitas crianças de escolas do município, ele compartilhou com a garotada um pouco de sua história de vida e trajetória no mundo da literatura. Azeredo é autor dos livros “Herança Açoriana nas Danças Tradicionais do RS” e “Vertentes das Danças Açorianas: Atradição dos povos do grupo central de ilhas – Museu da Graciosa, Ilha Graciosa, Açores – Portugal”. Além dos vários prêmios recebidos, que envolvem tanto o tradicionalismo quanto a dança, ele também se apresentou em vários lugares pelo Brasil e levou o nome de Montenegro para o exterior. “Foram dias bem interessantes, onde eu pude comparecer em escolas, participar de palestras e compartilhar meu conhecimento. Consegui falar com as crianças a importância da educação e da literatura nas nossas vidas”, disse.
A diretora da Biblioteca Pública Municipal, Maria Terezinha Kraemer Canello, a Nica, lembrou dos desafios superados nesta edição, como a mudança de data em razão de vários fatores, inclusive climáticos. Mas o balanço final foi positivo. “Tentamos organizar da melhor maneira possível para a comunidade, trazendo atrações de qualidade e com a participação de oito livreiros de diversos gêneros. Também abrimos espaço para os escritores de Montenegro. As sessões de autógrafos foram concorridas e totalizamos 12 novos lançamentos de livros”, enfatiza Nica.
A edição do próximo ano já está sendo pensada e deve trazer algumas melhorias. Nica diz que está sendo planejada a implantação de praça de alimentação, banheiros químicos, além de mais divulgação para atrair o público. “Queremos trabalhar mais com as escolas para termos uma participação mais efetiva. Um grande sonho nosso é poder oferecer um bônus para os alunos comprarem um livro de sua livre escolha durante a Feira. Vamos batalhar para isso acontecer”, conclui.
A programação do último dia da Feira também contou com duas apresentações teatrais da peça “As aventuras de João, a Princesa e o tapete voador”, às 10h e às 15h. Às 17h30 e às 19h, na rua Ramiro Barcelos, teve Música na Calçada. A Cerimônia de encerramento aconteceu às 19h30, e logo após foi a vez da banda Liverpoa subir no palco para fechar o evento com chave de ouro, com os clássicos de The Beatles.