Neste sábado, 8 de fevereiro, as escolas municipais de São José do Sul abriram suas portas para um evento especial que marcou o início da preparação para o ano letivo de 2025. A ação “Escola Aberta” teve como objetivo proporcionar aos alunos e suas famílias a oportunidade de conhecerem as instalações escolares, esclarecer dúvidas e se integrarem ao ambiente educacional antes do retorno às aulas. O evento ocorreu entre as 10h e o meio-dia nas unidades de ensino fundamental João Lerner e Professora Valéria Maria Kirch, além da creche Emei Laranjinha.
Este foi o primeiro ano da ação, que contou com a presença de pais, alunos e profissionais da educação. A iniciativa, segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de São José do Sul, Rosimeri Klein Rech, foi pensada para criar um primeiro contato entre a comunidade escolar e as famílias, especialmente para as crianças que fazem a transição entre a educação infantil e o ensino fundamental.
Tiane Marileia Renz, moradora da Linha Lerner, participou da ação com seu filho, que ingressará no primeiro ano do ensino fundamental. Para ela, a oportunidade de conhecer a escola e as salas de aula foi fundamental para proporcionar mais segurança à família. “Eu acho legal essa aberta da escola para visita, para conhecer a sala onde os nossos filhos vão estudar este ano e o ambiente escolar que eles vão passar a maior parte do dia”, comentou Tiane.
Dinatia de Mello, mãe de uma aluna da escola, também destacou a importância do evento, especialmente considerando as obras em andamento no local. “Eu acho muito importante, até para dar segurança para nós, porque a escola está em obras. Dá uma segurança maior para os pais saberem que seus filhos estarão bem aqui, vão estar seguros estudando”, afirmou. Ela também elogiou o momento de interação com a escola, que permitiu ver como a instituição está se preparando para o novo ano letivo.
A coordenadora Rosemeri, por sua vez, explicou que a ação é uma maneira de aproximar as famílias das escolas, especialmente para as crianças que irão transitar de uma unidade de educação infantil para o ensino fundamental. “Esse momento foi aberto para trazer as famílias para conhecerem o ambiente escolar, onde seus filhos vão estar, e também para que eles tenham contato com os diretores e professores, garantindo que se sintam mais seguros e informados”, explicou Rosemeri.
![](https://cdn.jornalibia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_7531.jpg)