VAZÃO. Ao menos quatro poços serão ativados ou reativados neste verão
Em uma das ações iniciais mais efetivas neste início da Administração Municipal 2025/2028, Pareci Novo está ampliado a rede de abastecimento de água potável nas residências. Uma força-tarefa foi criada pela prefeita, Cristina Reinheimer, pela qual ao menos quatro poços artesianos estão sendo reativados ou abertos. “Nosso município enfrenta há anos dificuldades no fornecimento de água. Desde o primeiro dia de gestão, buscamos soluções para esse problema crônico”, afirma.
O projeto está sob responsabilidade do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gelcí Mello, que definiu o cenário como “à beira de um colapso hídrico”. “Nosso trabalho é garantir alternativas eficazes para normalizar o abastecimento ou minimizar os impactos”, promete. Na semana passada, ao lado do chefe de Gabinete, Fernando Bartel, ele esteve na Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária para tratar de uma perfuração. Recebidos pelo diretor adjunto, Renato Fava, e pelo Fiscal do Convênio, Gilberto de Magalhães Rosa, encaminhou avanços no abastecimento.
Neste momento, está autorizada a perfuração de um segundo poço na comunidade de Despique, e foi reativado um poço para uso em situações extremas de falta de água na região Centro. Estão projetadas ainda instalações específicas para Bosque da Figueira, Jardim Ipê, Quintas do Vale e Centro; alem da revisão elétrica dos sistemas de captação/distribuição atuais. Foi detectada ainda a necessidade de novos reservatórios, posicionados em locais estratégicos para ampliar o estoque e melhorar a pressão da água.
Principais medidas
- Levantamento da vazão, instalação elétrica e encanamento de todos os poços;
- Teste e recuperação de poços desativados (dois já foram reativados), com controle por temporizador conforme a capacidade de cada um;
- Perfuração emergencial de dois novos poços – um já autorizado e outro em fase de projeto em andamento;
- Estudo para perfuração de outros novos poços;
- Construção de torres de abastecimento com instalação de novas caixas d’água em pontos estratégicos.
Economizar é responsabilidade de todos
A operação de mitigação dos efeitos da seca conta também com a consciência dos cidadãos em relação ao não desperdício. Para tanto a Prefeitura realiza campanha com os seguintes tópicos:
-Não lave calçadas e carros desnecessariamente neste momento;
-Reduza a irrigação de gramados e jardins;
-Mantenha torneiras fechadas sempre que possível.