Pareci Novo está ampliado abastecimento de água

VAZÃO. Ao menos quatro poços serão ativados ou reativados neste verão

Em uma das ações iniciais mais efetivas neste início da Administração Municipal 2025/2028, Pareci Novo está ampliado a rede de abastecimento de água potável nas residências. Uma força-tarefa foi criada pela prefeita, Cristina Reinheimer, pela qual ao menos quatro poços artesianos estão sendo reativados ou abertos. “Nosso município enfrenta há anos dificuldades no fornecimento de água. Desde o primeiro dia de gestão, buscamos soluções para esse problema crônico”, afirma.

O projeto está sob responsabilidade do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gelcí Mello, que definiu o cenário como “à beira de um colapso hídrico”. “Nosso trabalho é garantir alternativas eficazes para normalizar o abastecimento ou minimizar os impactos”, promete. Na semana passada, ao lado do chefe de Gabinete, Fernando Bartel, ele esteve na Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária para tratar de uma perfuração. Recebidos pelo diretor adjunto, Renato Fava, e pelo Fiscal do Convênio, Gilberto de Magalhães Rosa, encaminhou avanços no abastecimento.

Neste momento, está autorizada a perfuração de um segundo poço na comunidade de Despique, e foi reativado um poço para uso em situações extremas de falta de água na região Centro. Estão projetadas ainda instalações específicas para Bosque da Figueira, Jardim Ipê, Quintas do Vale e Centro; alem da revisão elétrica dos sistemas de captação/distribuição atuais. Foi detectada ainda a necessidade de novos reservatórios, posicionados em locais estratégicos para ampliar o estoque e melhorar a pressão da água.

Principais medidas

  • Levantamento da vazão, instalação elétrica e encanamento de todos os poços;
  • Teste e recuperação de poços desativados (dois já foram reativados), com controle por temporizador conforme a capacidade de cada um;
  • Perfuração emergencial de dois novos poços – um já autorizado e outro em fase de projeto em andamento;
  • Estudo para perfuração de outros novos poços;
  • Construção de torres de abastecimento com instalação de novas caixas d’água em pontos estratégicos.

Economizar é responsabilidade de todos

A operação de mitigação dos efeitos da seca conta também com a consciência dos cidadãos em relação ao não desperdício. Para tanto a Prefeitura realiza campanha com os seguintes tópicos:
-Não lave calçadas e carros desnecessariamente neste momento;
-Reduza a irrigação de gramados e jardins;
-Mantenha torneiras fechadas sempre que possível.

Últimas Notícias

Destaques