Montenegro tem prejuízo de R$ 13 milhões devido a seca

O município de Montenegro decretou emergência devido a estiagem. O documento foi assinado pelo prefeito Gustavo Zanatta nesta quarta-feira, dia 22, e enviado de forma digital ao Governo do Rio Grande do Sul. Após a homologação pelo Executivo Estadual, o Decreto é enviado à União para avaliação e validação. No documento, redigido com base em relatório de perdas elaborado pelo Escritório da Emater, o prejuízo, até o momento, é de R$ 13.483.725,00.

Os efeitos danosos teriam ainda afetado diretamente 6.000 pessoas do campo, inclusive em relação a água potável para consumo humano. Além disso, o relatório aponta quebra na ordem de 25% na produção de alimentos para subsistência destas famílias de agricultores. No citros, a safra 2022/2023 soma perda de 20%; enquanto milho grão 55%; milho silagem 45%; bovinocultura de corte e de leite 15% cada uma; piscicultura (peixes) 30%; e olericultura (hortaliças) 25% de perdas, até o momento.

Com o Decreto o Município pode acessar recursos para cobrir despesas realizadas para mitigar os efeitos da chuva no campo. Também agricultores e pecuaristas de uma cidade com Emergência reconhecida pode acessar linhas de crédito especiais.

Últimas Notícias

Destaques