As aulas na rede estadual do Rio Grande do Sul não reiniciarão nesta segunda-feira, dia 10. Neste domingo, 09, a desembargadora Lúcia de Fátima Cerveira, no plantão jurisdicional do Tribunal de Justiça (TJRS), determinou hoje suspensão da volta às aulas, devendo o reinício ser reagendado para o dia 17 de fevereiro. Durante a tarde o Governo do Estado acatou a decisão. A magistrada levou em conta a forte onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul, e as previsões de agravamento na semana que começa.
A decisão liminar atende a pedido em agravo de instrumento do Centro dos Professores Estaduais do RS (CPERS Sindicato), que argumenta que previsões meteorológicas preveem dias de calor extremo sobre o Estado gaúcho, com temperaturas acima dos 40º, com picos nos dias 10 e 11 deste mês.
Frente a isso, a entidade aponta que a grande maioria das escolas estaduais não são equipadas com aparelhos de ar condicionado, e quando possuem enfrentam problemas com a rede elétrica para sustentar o uso dos aparelhos. “Defende que o Governo do RS deve tomar providência para mitigação das consequências do calor, entre elas o adiamento do início do calendário escolar”, diz o texto publicado pelo TJRS neste domingo. Acompanhe no Instagram da Seduc RS. As informações meteorológicas são de calor extremo até quarta-feira, dia, 12, com projeção de máximas em 40º e sensação térmica de 50º.