A Sala de Situação da Defesa Civil do Estado atualizou no início de tarde desta terça-feira, dia 11, a previsão meteorológica até o dia 13, quinta-feira. Os acumulados de chuva devem variar entre 100 e 150 mm na Campanha, Sul, Centro, Oeste e também Serra, enquanto nas demais regiões serão inferiores a 80 mm.
![](https://cdn.jornalibia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mapa-de-terca-feira.jpg)
A partir de hoje, com a aproximação de uma frente fria, intensificam-se as instabilidades pelo território, incluindo os Vales, Serra e Litoral. A previsão de temporais isolados, chuva moderada a forte, raios, eventual granizo e ventos de 50 a 80 km/h, mas podendo superar essa marca.
No mapa ao lado (gerado pela Defesa Civil) está marcada a possível área de risco para este final de terça-feira, afetando o Vale do Caí. Ela se entende até a região serrana. Também a MetSul Meteorologia alerta que a frente fria, que acabará com a onda de calor, trará chuva localmente forte, todavia projeta entre quarta e quinta-feira.
Na quarta-feira, 12, a frente fria avança, provocando chuva forte, descargas elétricas, temporais isolados e ventos acima de 80 km/h na metade Sul. Durante o dia, as instabilidades se espalham pelo estado, com chuvas irregulares e acumulados de 20 a 50 mm/dia, podendo atingir 90 mm/dia na Serra e Campanha.
Na quinta-feira, 13, ainda segundo a Defesa Civil RS, a frente fria associada a baixa pressão mantém o tempo instável, com chuvas fortes, temporais isolados e ventos de 50 a 80 km/h em todo o Estado. Os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia, podendo atingir 90 mm/dia na Serra, Centro, Vales, Oeste e Missões.
- Orientações da Defesa Civil:
- -Feche janelas e portas, desligue aparelhos elétricos e feche registros de água e gás;
- -Permaneça em local seguro até a diminuição dos ventos;
- -Não estacione perto de torres de transmissão e placas;
- -Evite árvores, estruturas metálicas e alagamentos;
- -Abrigue animais domésticos.
- *Emergência: 190 ou 193.