Vacina reduz 16 vezes o risco de óbito por Covid-19

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) apresentou mais um balanço da situação vacinal entre as pessoas que vieram a óbito pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Os dados divulgados na sexta-feira, dia 2, reafirmam que, quanto mais avançado o esquema de doses do indivíduo, menor o risco de morte por causa da Covid-19. O esquema de imunização reduz em até 16 vezes o risco de óbito por Covid-19, dependendo da idade.

Os idosos são a parcela da população mais vulnerável, afinal têm uma imunidade mais limitada. Todavia, sua taxa de mortalidade é até oito vezes menor entre aqueles já fez a segunda dose de reforço. Este dado é obtido na comparação com a pessoa que não está com o esquema primário completo, ou seja, com 4 doses.

Além disso, a análise também demonstra o aumento da proteção na comparação com as pessoas com apenas o primeiro reforço ou com o chamado esquema primário completo (duas doses ou dose única). Sobretudo na faixa acima dos 60 anos, quem tem o segundo reforço tem quase duas vezes menos risco de óbito, em comparação ao indivíduo com somente um reforço. Também é quatro vezes menos letal em relação a quem tem apenas o esquema primário.

Risco eminente aos idosos
A faixa etária dos idosos é hoje a com maior proporção entre os óbitos de Covid-19 no Rio Grande do Sul. Ela representando cerca de 90% das ocorrências no último mês. Porém, o mesmo impacto pode ser observado nas demais idades.

Entre os 40 e 59 anos, o segundo reforço chega a diminuir o risco de morte pelo coronavírus em 16 vezes. A pessoa com segunda dose nesta idade tem uma taxa de mortalidade de 2,79 por 100.000 pessoas por ano, enquanto que, o índice é de 44,9 para quem não tem o esquema primário completo. Ter o segundo reforço também reduz em mais da metade o risco de morte, em comparação com a pessoa com o primeiro reforço.

Montenegro reduziu faixa etária
Desde semana passada Montenegro ministra segundo reforço – 4ª dose – em pesoas acima de 30 anos sem comorbidades. As aplicações ocorrerão na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro e na sede da SMS, no bairro Timbaúva. O horário da vacinação será o mesmo nos dois locais: das 7h30min às 18h, sem fechar ao meio-dia. Não é necessário agendar a aplicação. Após um mês sem internações e poucos registros, Montenegro voltou a registrar aumento de casos de Covid-19.

Mortalidade por 100.000 conforme situação vacinal
Faixa etária de 18 a 39 anos
– Sem esquema primário completo: 3,91
– Esquema primário completo: 1,65
– Com 1º reforço: 1,30
Faixa etária de 40 a 59 anos
– Sem esquema primário completo: 44,90
– Esquema primário completo: 10,32
– Com 1º reforço: 6,80
– Com 2º reforço: 2,79
Faixa etária de 60 anos ou mais

– Sem esquema primário completo: 443,64
– Esquema primário completo: 215,13
– Com 1º reforço: 103,81
– Com 2º reforço: 53,64
*sem esquema primário completo: não vacinado com nenhuma dose ou com esquema incompleto (uma dose no esquema de vacinas com duas doses). Esquema primário completo: duas doses ou dose única recebidas

Fonte: SIPNI e SIVEP-Gripe, acesso em 27/11/2022 (População estimada TABNET/DATASUS-MS, 2020)

Últimas Notícias

Destaques