Emoção. Equipe médica e familiares os receberam com música e aplausos
“Segura teu filho no colo, sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui. Que a vida é trem-bala, parceiro, e a gente é só passageiro prestes a partir”. O refrão dessa música já emociona, mas quando cantado por dezenas de pessoas que trabalharam na recuperação de positivados com coronavírus é muito mais tocante. Foi com essa música, balões e muita felicidade que na tarde desta segunda-feira, 20, os colaboradores do Hospital Montenegro 100% SUS e familiares receberam pacientes de alta da ala Covid-19.
Lágrimas rolaram em frente a Emergência Covid-19, mas não foram de tristeza, e sim alívio. José Luiz Soares, 65, foi o primeiro a encontrar a sua família. O montenegrino passou 13 dias internado, e quando chegou ao hospital não reconhecia ninguém. “Eu nasci de novo, e hoje eu sei diferenciar o que é uma dor de uma gripe de uma dor do coronavírus, dói até o fio do cabelo, é horrível”, conta.
Agora José Luiz relata que não sente nada, e agradece a toda equipe que o cuidou. “Hoje eu estou curado e a equipe do Hospital Montenegro merece uma benção, merece ser valorizada”, diz. Em poucas palavras é impossível descrever todas as experiências, mas ele aconselha que é preciso redobrar a atenção. “As pessoas tem que se cuidar, mas essa doença é traiçoeira, é perigosa”.
A sua esposa Silvanna Montagner, 51, e seu filho estavam a sua espera, e a família era só alegria. “Graças a Deus ele ficou com o celular e a gente sempre se falava por mensagem; por vídeo; telefone; e isso é ótimo, é uma coisa muito boa”, relembra a esposa.
Quem também se emocionou com a recepção foi Leci Soares da Silveira, de 46 anos. A moradora de Capela de Santana passou 18 dias internada, quase todos na UTI Covid-19, e quando abraçou a sua filha foi visível o sentimento de amor e felicidade.
Deficiente visual e auditiva, Leci estava ciente da situação, porém a filha, Alice da Silveira, relata que todos estavam preocupados. “Ela tem pressão alta, diabetes”, conta. Segundo Alice, a mãe teve todos os sintomas, e logo foi encaminhada ao hospital. “Foi bem difícil sem ela, mas agora estou bem feliz”, completa.
Alta após seis dias internada
Apesar de não ter recebido ainda o resultado oficial do teste, Elci Lottermann, de 71 anos, passou seis dias internada e foi recebida também com alegria. Com diabetes e hipertensão, quando a idosa começou a sentir os primeiros sintomas já foi preocupante.
Isso porque a filha e o genro tiveram Covid-19 e chegaram a ser hospitalizados. “Foi bem tenso, eu tive muita falta de ar, hoje que eu estou um pouco melhor. Foi bem violento”, declara a filha Cláudia. Vivendo no mesmo terreno, mas em casas separadas, ela relata que a saudade sempre era presente. “Eu estou realizada, era só o que estávamos esperando”.
Região tem 1.277 casos confirmados de Covid-19
Nesta segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde de Tupandi confirmou três novos casos de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher de 37 anos, diagnosticada em exame do tipo PCR e que já está em tratamento domiciliar. Os outros dois casos confirmados são duas pessoas do sexo masculino, de 45 e 5 anos. Eles foram diagnosticados com testes rápidos e já são considerados curados. Ao todo, agora são 23 casos confirmados da doença no município, dos quais 21 são considerados curados.
A Prefeitura de Maratá confirmou mais um caso positivado. Trata-se de uma mulher de 57 anos que está assintomática e sendo monitorada conforme o protocolo do Ministério da Saúde. O quadro epidemiológico do município aponta agora 13 confirmados, sendo 12 recuperados.
A Administração Municipal de Triunfo confirmou mais três casos, e acumula 165, sendo 111 recuperados e nove óbitos. Desde a última segunda-feira, 13, foram cinco idosos de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Triunfo que faleceram em decorrência da Covid-19. Em uma nota oficial divulgada pela Administração, foi informado que a Instituição de Longa Permanência, apresentou surto da Covid-19. Segundo a Prefeitura, medidas de contenção baseadas no Plano Municipal de Contingência de combate ao coronavírus, estão sendo tomadas, no sentido de conter a disseminação da doença dentro da Instituição.
Além disso, também foram registrados novos casos de Covid-19 em Brochier (1), Alto Feliz (1), Vale Real (5), Montenegro (17), e Feliz (2). A região apresenta 1.277 casos, 848 recuperados e 28 óbitos.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou nessa segunda-feira mais 33 óbitos por Covid-19 registrados nas últimas 24 horas. Com os novos casos, o Rio Grande do Sul passa a ter 1.285 vítimas fatais. Também foram inclusos 358 novos casos confirmados no sistema, totalizando 47.449 infectados.