Os Municípios que fazem parte da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), na qual estão inclusos Montenegro, Pareci Novo, Brochier, Maratá e São José do Sul, recebem a partir desta sexta-feira, dia 28, uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes a serem distribuídos chegaram ao Rio Grande do Sul na quarta-feira, dia 26. São 353.250 doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzidas no Brasil pela Fiocruz, e outras 37.440 doses da Pfizer.
Para Montenegro, segundo a 1ª CRS, serão destinadas 2.305 doses da AstraZeneca para primeira aplicação. Os demais Municípios da região também receberão o imunizante produzido pela Fiocruz. Brochier recebe 155 doses. Para Pareci Novo são 125 doses. Maratá recebe 95 e São José do Sul, 70.
De acordo com a secretaria estadual de Saúde (SES), as doses são destinadas para avançar na vacinação das pessoas com comorbidades, deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes e puérperas com comorbidades ou gestantes ou puérperas que apresentem indicação médica após avaliação de risco/benefício.
Parte das doses serão destinadas, ainda, para começar a vacinar pessoas com deficiência permanente grave. “Os municípios que completarem a etapa das comorbidades podem ir avançando no grupo das deficiências permanentes”, explica a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. As vacinas dessas duas remessas também servirão para imunizar trabalhadores do transporte aéreo e portuários de todo o Estado.