A Prefeitura de Montenegro iniciou nesta segunda-feira, dia 8, a vacinação contra a Covid-19 em crianças imunossuprimidas de 3 a 4 anos. O público alvo receberá os imunizantes da Coronavac na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 3, no bairro Industrial (rua José Luiz – ao lado da Delegacia de Polícia), das 8 horas às 11h30min e das 13 horas às 16h30min. O processo não havia iniciado devido a falta de envio das doses pelo Governo do Estado. O imunizante do Instituto Butantan foi autorizado pela Anvisa para esta faixa etária.
As vacinas que foram encaminhadas ao município atenderão apenas as crianças imunossuprimidas neste primeiro momento, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a chefe do setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nicole Ternes, quando chegarem mais doses, o município abrirá para outros públicos.
Será necessário apresentar a carteirinha de vacinação e comprovante da condição de saúde, como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo. As crianças devem comparecer aos pontos de vacinação acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. A imunização é importante para evitar a proliferação do vírus, pois crianças são vetores.
Tipos de imunossupressão
– Imunodeficiência primária grave;
– Neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológica no momento atual (em tratamento);
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;
– Pessoas vivendo com AIDS/HIV;
– Uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias;
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
– Autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
– Pacientes em hemodiálise;
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (Doença congênita/rara/genética/autoimune);
– Cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas.