Para garantir estoque de medicamentos do kit intubação em hospitais gaúchos, a Secretaria da Saúde (SES), com auxílio logístico do Exército Brasileiro, realizou nesta semana a entrega de cerca de 16,5 mil frascos de medicamentos utilizados em pacientes graves de Covid-19 em UTIs. Dentre as 24 instituições hospitalares beneficiadas pela nova remessa, estava o Hospital de Caridade Santa Rita de Triunfo, que não possui UTI registrada.
Adquiridos pela SES, por meio de ata de registro de preço nacional, foram sendo distribuídos Dexmedetomidina, Etomidato, Morfina, Propofol e Fentanila. Para o Hospital de Triunfo foram destinadas 150 caixas de sulfato de morfina que será utilizado para os pacientes que ficam na UTI de atendimento emergencial da instituição. Ao todo são seis leitos de UTI, sendo quatro destinados para pacientes Covid.
Sete veículos saíram 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, na manhã de terça-feira, 23, para rodar, somados, 5.560 quilômetros pelo Rio Grande do Sul. Cláudia Martins, Assessora Administrativa do Hospital de Caridade Santa Rita, relata que a casa de saúde recebeu o medicamento ainda na terça-feira, 23.
Para Cláudia o remédio chegou em boa hora. “O medicamento está o triplo do valor para compra, então está bem difícil conseguir”, explica. Segundo ela, os pacientes ficam na UTI do hospital até vagar leito de UTI em outra casa de saúde. O medicamento é usado para alívio da dor intensa, e ajuda a pessoa a relaxar e, assim, a equipe de saúde consegue oxigenar bem os pacientes e auxiliar na recuperação.
A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).